Quais são as atividades realizadas no espaço urbano?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

O espaço urbano é composto por cidades com mais de 20 mil habitantes que apresentam grande infraestrutura, rede de transportes, concentração populacional e geração de renda focada em três pilares: produção industrial, comércio e serviços.

A economia urbana é o estudo econômico das áreas urbana, ou seja, é o uso de ferramentas da economia para analisar questões relacionadas ao ambiente urbano, tais como crime, educação, trânsito, habitação e finanças do governo local.

O espaço rural é ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo), além do turismo.

A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES.

Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.

Resposta. as principais atividades desenvolvidas na campo são: atividades agrícolas, atividades pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, produção de derivados do leite, como os queijos, por exemplo. E na cidade: a indústria, o comércio e a prestação de serviços.

O espaço urbano é produzido por vários elementos sociais, econômicos e culturais. As atividades destinadas ao lazer configuram-se como espaços centrais nesse processo urbano. A produção do espaço urbano é dinâmica e complexa, agregando vários elementos. Ele é fruto de uma dinâmica social, econômica e cultural.

Dessa forma, a função social é descrita não só como o direito de acesso às facilidades proporcionadas pelo espaço urbano, mas também como o direito a participar das mudanças na cidade.

Corrêa (1989) afirma que as funções urbanas referem-se a atividades que são tipicamente realizadas na cidade, como o comércio, serviços educacionais ou bancários.

2. Na cidade: trabalhos ligados a transporte, educação, saúde, indústria, comércio, administra- ção pública, nanças, hotelaria, etc. No campo: ligados a agricultura, criação de animais, lazer rural, etc. Sim, como os relacionados à hotelaria, à construção civil e aos serviços domésticos.

No Brasil, o que mais se considera como espaço urbano (também chamado de “zona urbana“) são ambientes onde existam mais de 20 mil habitantes e onde se tenham prédios, ruas e avenidas, havendo estabelecimentos como comércios e também indústrias.

O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano. Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais.

A divisão se dá entre os setores:

  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
  • secundário, que corresponde à indústria;
  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.

Os serviços de área urbana oferecem a área rural são relacionadas a infraestrutura como escolas estruturadas, bancos, redes hospitalares, comércios, faculdades, dentre outros.