Quais são as atividades que desenvolvem a psicomotricidade?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Quais são as atividades da Psicomotricidade?

  1. Coordenação motora fina. O desenvolvimento desta área está ligado aos movimentos dos pequenos membros e músculos, como mãos, dedos, músculos faciais e etc. ...
  2. Coordenação motora global. ...
  3. Esquema corporal. ...
  4. Lateralidade. ...
  5. Organização espacial-temporal.

“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

Além de auxiliar a criança no estabelecimento do esquema corporal, a psicomotricidade contribui para o fortalecimento dos tônus, para a aquisição da noção de lateralidade, ritmo, postura enquanto previne problemas de aprendizagem e faz com que a criança tenha um desenvolvimento mais adequado.

Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.

As funções psicomotoras. A psicomotricidade integra aspectos afetivos, cognitivos e motores da criança, estimulando o desenvolvimento das funções psicomotoras. São elas: esquema corporal; coordenação motora global; coordenação motora fina; organização temporal, organização espacial e lateralidade.

A terapia Psicomotora consiste em um recurso que relaciona a mediação corporal expressiva e lúdica, que pretende harmonizar ao máximo o potencial motor, cognitivo e afetivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, trabalhando as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação.

Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.

– Brincando com massinhas: esta brincadeira com massinhas é excelente para estimular os movimentos responsáveis pela coordenação fina. Vale lembrar que amassar esse objeto é uma forma lúdica de trabalhar os músculos das mãos e, logo, promover a psicomotricidade.

Portanto, a psicomotricidade está presente nas atividades motoras das crianças, a qual auxilia no domínio e conhecimento do próprio corpo. É uma técnica essencial para o desenvolvimento integral e uniforme da criança, formando sua base fundamental de aprendizagem.

Um psicomotricista pode trabalhar nas seguintes áreas. Educacional: especialmente nas escolas do ensino básico, o psicomotricista atua no desenvolvimento psicomotor dos alunos, através de brincadeiras, jogos e desafios nos quais insere técnicas e conhecimentos com esse fim.

A psicomotricidade procura estabelecer a conexão entre três partes determinantes na vida de qualquer individuo, sendo: emocional, físico e cognitivo. A busca por esse equilíbrio torna possível o aprendizado pedagógico, além das diversas situações internas e externas ao indivíduo.

Dicas para estimular a psicomotricidade infantil

  1. Estimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.
  2. Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.
  3. Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.
  4. Use a mimetização nas atividades em sala de aula.

(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Para Wallon (1974) o esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Para esse autor, é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo a ela a conhecer o seu mundo, desenvolvendo sua aprendizagem motora e cognitiva.

A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e ...