Quais são as atividades desenvolvidas no campo e na cidade?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

As principais atividades do campo são a agricultura e o extrativismo. Já as principais atividades realizadas na cidade são o comércio e a indústria.

Basicamente, é possível encontrar o seguinte: atividades agrícolas; pecuárias; extração e a exploração.

Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços.

Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.)

2. Na cidade: trabalhos ligados a transporte, educação, saúde, indústria, comércio, administra- ção pública, nanças, hotelaria, etc. No campo: ligados a agricultura, criação de animais, lazer rural, etc.

Vamos conhecer melhor cada um desses setores, suas principais atividades econômicas, e entender como contribuem para o desenvolvimento do país.

  • Setor primário. ...
  • Setor secundário. ...
  • Setor terciário. ...
  • Agricultura. ...
  • Pecuária. ...
  • Mineração. ...
  • Serviços. ...
  • Indústrias.

A atividade de campo é uma prática de ensino disponível para os educadores, em especial aqueles que têm o espaço como objeto de estudo. Associada com outras atividades, tais como aulas expositivas na sala, permitem a exploração de conteúdos, de sentimentos e atitudes que enriquecem o aprendizado.

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas. Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc.

O campo serve de espaço para diversas atividades pecuárias, dentre elas, a pastagem. O objetivo da pastagem é servir como ambiente para que os animais se alimentem e se desenvolvam. Por outro lado, no mundo agrícola, o campo é lugar para atividades ligadas a extensas plantações.

Na cidade são produzidos, sobretudo, produtos industriais: Roupas feitas em larga escala. Alguns tipos de alimentos enlatados. Máquinas para o trabalho no campo.

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc. No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, etc.

Nas zonas urbanas, as pessoas trabalham em indústrias, bancos, escolas, hospitais e no comércio (lojas, supermercados, restaurantes, bares, padaria, e muito outros lugares).

Essas áreas possuem infraestruturas que, muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas asfaltadas, indústrias, hospitais, escolas, comércios, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.

Realizar uma tarefa, executar um trabalho, construir uma obra, instruir a outros, manejar uma máquina, etc., são exemplos de atividades.