Quais são as atividades de coordenação motora grossa?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 16 de maio de 2023
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As atividades da coordenação motora grossa estão ligadas diretamente à nossa rotina. Afinal, andar, correr, pular, esticar os braços, levar a mão aos objetos, entre outros, são movimentos que fazemos diariamente.

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.

As habilidades motoras grossas são habilidades fundamentais que envolvem movimentos maiores usando grandes grupos musculares – braços, pernas, pés e troncos – para mover o corpo.

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa – Expandida & Revisada (GMFCS- E&R) é um sistema de classificação em 5 níveis que descreve a função motora grossa de crianças e jovens com paralisia cerebral com base em seus movimentos autoiniciados, com ênfase particular em sentar, andar e mobilidade sobre rodas.

A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como o sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

QUAIS OS TIPOS DE COORDENAÇÃO MOTORA? Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Atividades que estimulam a coordenação motora
Já as habilidades grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas. Vale destacar que a coordenação motora pode ser estimulada de forma lúdica, ou seja, por meio de brincadeiras.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.

Resumindo habilidades motoras finas são pequenos movimentos, geralmente nas mãos e dedos. Habilidades motoras grossas são movimentos maiores, envolvendo partes do corpo como pernas, braços, torso e pés.

Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

dificuldade para andar, dificuldade para manter o equilíbrio, comer com os talheres, pentear o cabelo, dificuldade para escrever ou falar, etc.

A coordenação motora grossa, também chamada de coordenação motora ampla, ocorre quando realizamos movimentos a partir de músculos e articulações, envolvendo também o espaço físico à nossa volta. A dança é um dos principais exemplos de coordenação motora grossa, assim como andar de bicicleta, jogar bola, nadar, etc.

A coordenação motora ampla é adquirida pela criança por intermédio do trabalho harmônico e equilibrado dos grandes músculos, em atividades como marchar, correr, engatinhar, saltar, galopar, rolar, lanças e receber objetos, levantar e transportá-los com equilíbrio e postura adequados.

Além da coordenação

  • Amarelinha A amarelinha é uma excelente brincadeira para treinar a coordenação motora grossa, bem como o equilíbrio. Isso porque é preciso pular em um pé só. ...
  • Pular corda. ...
  • Movimentos dos animais. ...
  • Corrida de obstáculos. ...
  • Jogo das 5 marias. ...
  • Vai e vem.