Quais são as atividades de coordenação motora fina e grossa?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para ajudar o seu filho nessa tarefa, a seguir vamos mostrar diversas formas de trabalhar a coordenação motora fina brincando e se divertindo.

  • Desenhar e colorir. ...
  • Fazer origamis. ...
  • Brincar de pegar vareta. ...
  • Cortar e colar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Modelar massinha.

Você já viu que a coordenação motora grossa é a que envolve grandes músculos e movimentos. Mas qual é a coordenação motora fina? Ela é a responsável por atividades mais delicadas, especialmente as que envolvem a musculatura das mãos.

Uma sugestão é montar na sala de casa uma sequência de almofadas e sugerir que a criança realize pequenos saltos com obstáculos. Outra maneira de estimular a atividade com saltos, que também integra outras competências, é através do jogo da amarelinha, no qual são feitos quadrados com números no chão.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Atividades que estimulam a coordenação motora
Já as habilidades grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas. Vale destacar que a coordenação motora pode ser estimulada de forma lúdica, ou seja, por meio de brincadeiras.

Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.

Uma das formas mais eficazes de estimular a coordenação motora fina em crianças é através de atividades e exercícios que trabalhem o movimento das mãos. Portanto, atividades que trabalham o uso de giz de cera, tesourinha, lápis, tinta guache, massinha de modelar e barbantes são altamente recomendadas.

Cambalhotas, saltos, escaladas em morrinhos ou montes e terra ou na rampa de skate, são alguns exemplos de brincadeiras que as crianças fazem desde 2 anos. Claro, que eu me preocupo e fico sempre de olho, reduzindo os riscos. Mas sempre escapa um escorregão, um arranhão, uma cabeçada no chão.

A coordenação motora grossa, ou coordenação motora ampla, é a capacidade de realizar movimentos que envolvem mais músculos e articulações, em harmonia com o espaço físico do entorno.

A coordenação motora ampla é adquirida pela criança por intermédio do trabalho harmônico e equilibrado dos grandes músculos, em atividades como marchar, correr, engatinhar, saltar, galopar, rolar, lanças e receber objetos, levantar e transportá-los com equilíbrio e postura adequados.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...