Quais são as atitudes de uma pessoa assertiva?

Perguntado por: adias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.

De acordo com a psicologia, uma pessoa assertiva demonstra confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses indivíduos conseguem agir de forma equilibrada em diferentes contextos, sempre respeitando as opiniões e direitos alheios.

A comunicação assertiva é transparente, honesta, objetiva e de mão dupla. Ou seja, o assertivo também aceita quando o outro é assertivo com ele, quando dizem as coisas de forma clara e objetiva.

Dicas para ter uma comunicação mais assertiva

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua.

A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão. Entretanto, que esse conceito não seja confundido com uma interação desrespeitosa, insensível ou até agressiva.

6 dicas para aprimorar a assertividade no trabalho

  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

Ser assertivo é você ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião.

Deixamos algumas dicas: pense antes de agir - é importante controlar seus impulsos e não se deixar dominar pelas emoções. Use a racionalidade para praticar o autocontrole. cuide da linguagem verbal e corporal - é importante não ter receio de dizer o que pensa, porém é igualmente importante pensar na forma como se faz.

Ser assertivo é saber ouvir a opinião alheia e discutir a temática sem agressividade, prezando sempre pelo equilíbrio. Assim como é preciso ser honesto na hora de dizer o que pensa, é necessário também saber ouvir a crítica sem que isso afete a autoestima e a autoconfiança.

Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.

Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.

Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.

Comunicação é a adversidade mais comum dos negócios e empreendimentos em geral, e é indicada como um dos principais motivos pelos quais eles falham. No caso das unidades judiciárias não é diferente. A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

5 Dicas para ser uma pessoa mais assertiva

  1. Conheça a si mesmo e aos seus direitos. O autoconhecimento é a base para ser mais assertivo. ...
  2. Comunique com confiança seus desejos e necessidades. ...
  3. Compreenda que você não tem controle sobre o comportamento alheio. ...
  4. Expresse seus sentimentos de forma positiva. ...
  5. Receba bem os feedbacks.

Técnica da pergunta assertiva
É responder ao recetor com uma pergunta que põe em positivo o que se está a discutir, dando ao cliente a oportunidade de enfrentar no mesmo sentido a crítica ou dificuldade que tenha colocado.

Comunicação assertiva, portanto, é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta. Isso inclui mesmo conversas que podem parecer difíceis, como pedir ou negar um favor.

O treino assertivo pressupõe o desenvolvimento de duas competências fundamentais: coordenação de perspectivas entre a pessoa e o interlocutor e flexibilidade. Esta última visa modificar as próprias crenças depois de considerar as do outro, ou mesmo integrar as do interlocutor nas suas (Joyce-Moniz & Barros, 2005).