Quais são as atitudes cidadãs?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

São histórias de atitudes inspiradoras, que nos mostram ser possível, mesmo com a pandemia, termos atitudes e hábitos sustentáveis, em casa, no trabalho, na escola, nos próprios públicos e juntos construirmos a cidade que sonhamos, mais limpa, bonita, saudável, agradável e sustentável.

Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Educar e proteger nossos semelhantes. Proteger a natureza.

Na sala de aula, eles podem incentivar os alunos a buscar seus significados, fazer cartazes e aplicar exemplos. Para os valores básicos de cidadania, os educadores podem focar em: Cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.

Ser um cidadão consciente é conhecer seus direitos e deveres, exercê-los e participar da vida política do país. É fundamental que os cidadãos não só votem, mas o façam com consciência, estudando candidatos, partidos, propostas, e escolhendo as que acredita serem mais vantajosa para todos.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Para a pessoa ser cidadã e ter direito à cidadania e a viver plenamente sua vida, são necessários os direitos civis. Todos os cidadãos têm o direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei – o conjunto desses direitos forma a sociedade civil.

Direitos, deveres e solidariedade.

Incentivar projetos comunitários
A gestão escolar deve incentivar e apoiar projetos locais de cunho social, marcando uma postura consciente por parte da instituição, evidenciando sua presença e importância na comunidade, além de servir como exemplo para seus próprios alunos.

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Cidadania no Brasil
O indivíduo com posse de seus direitos civis tem liberdade para pensar, agir e manifestar suas opiniões e escolhas. Com isso, passa a exercer seus direitos políticos e participar das decisões que impactam sua vida e a da sociedade.

1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e à sua administração. É assegurado ao indivíduo o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião. Toda pessoa tem o direito de obter certidão de nascimento e certidão de óbito, gratuitamente. Toda pessoa tem o direito à ampla defesa. Toda pessoa tem o direito de não ser torturada.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros. Todos têm direito a estes direitos, sem discriminação.