Quais são as armadilhas do Curupira?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quem atira nos bichos por diversão ou persegue as fêmeas com filhotes sempre acaba caindo em uma das armadilhas do Curupira. Seu truque predileto é se transformar em paca, tatu, onça ou qualquer outro bicho e atrair os caçadores para o meio da floresta, onde eles ficam perdidos para sempre.

Dois presentes que o agradavam muito, de acordo com a sua lenda, é a cachaça e o fumo. Curupira gosta de pregar peças nos caçadores que entram na floresta.

Para defender a natureza que o abriga, o Curupira ataca seus inimigos fazendo deles vítimas que castiga de várias maneiras. A mais comum é transformar-se em caça, atraindo então o caçador cada vez mais para o interior da floresta, impossibilitando-o de encontrar o caminho de volta.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

A lenda narra que o curupira não gosta de estar em locais densamente povoados e, por isso, evita estar onde estão muitos humanos. O ambiente natural do curupira é a floresta e, por isso, os indígenas temiam tanto entrar nela.

Conhecido pelos índios, ele é reconhecido como protetor das matas, possuindo estatura baixa, cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas.

Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas. Como suas pegadas ficam ao contrário, muitos invasores ficam confusos e se perdem nas matas.

E para quem não conhece, a personagem é uma bruxa com unhas enormes e aparência de jacaré. Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

A lenda fala que o curupira adorava receber fumo e cachaça como presentes. Além de aterrorizar os caçadores, o curupira também era responsável por fazê-los se perder na floresta e esquecer o caminho pelo qual sairiam dela. Uma forma de atormentar os caçadores era o ato de o curupira assoviar continuadamente.

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Ele sempre está montado em um porco-do-mato e segurando uma vara de bambu nas mãos.

As lendas relatam que o Curupira gosta também de pregar peças nos destruidores das florestas e matas. O ser folclórico faz uma série de barulhos imitando animais para atrair os caçadores para o meio da mata. Perdidos no meio da floresta, os destruidores poderiam ouvir assobios e barulhos assustadores.

Caipora e Curupira
Ambos lutam pela preservação do ambiente e costumam assustar ou mesmo pregar peças nos caçadores, madeireiros, exploradores, etc. Na versão em que Caipora é um homem, ele é considerado primo do Curupira.

No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima. O melhor que se faz é sair dali correndo.

Conheça a história do Curupira, este personagem da Turma do Folclore, amigo da natureza que adora brincar na floresta com seus amigos Saci Perere, Iara e Caipora do Folclore Brasileiro.

O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade. Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta.

A Iara é uma sereia que faz parte do folclore brasileiro, sendo conhecida por sua grande beleza, voz encantadora e riquezas. Ela é parte mulher e parte peixe e é conhecida por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d'água.

Os pés do Curupira estão virados ao contrário, com os calcanhares para frente. Mas por quê? A explicação na verdade é muito simples, a inversão de seus pés. serve para confundir aqueles.

As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena. Do folclore brasileiro são muito conhecidas as lendas de personagens, como o saci-pererê, a iara, o boto cor de rosa, o curupira, a mula sem cabeça, entre outros.

Cuca foi representada como uma mulher com feições de jacaré, cabelos loiros e praticando maldades.

O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, caracterizado como uma entidade das matas que se manifesta na forma de um menino de cabelos compridos e vermelhos cuja característica principal são os pés virados para trás.