Quais são as áreas de risco?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.

O que é mapeamento de risco? O mapeamento de risco é feito para proteger os funcionários, auxiliando na visualização dos eventuais problemas que possam ocorrer e treinando-os para saber como eles podem se antecipar para, assim, evitar acidentes de trabalho.

Áreas de risco são partes de um determinado território que, por suas características, apresentam mais chances de que “algo indesejado” aconteça.

Exemplo de critérios de risco

  • Gravidade: É o grau de dano às partes interessadas, à própria organização e ao ambiente se o risco se manifestar. ...
  • Probabilidade: É a probabilidade de ocorrência do risco baseia-se em dados quantitativos sempre que possível. ...
  • Nível de Risco: é a combinação entre a gravidade e probabilidade.

Quais são os riscos ocupacionais?

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Biológicos;
  • Riscos Mecânicos;
  • Riscos Ergonômicos.

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

O artigo 193 da CLT explica que são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; e roubos ou outras espécies de violência física nas ...

São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos.

Dentro do Mapa de Riscos são utilizadas cores para identificar o tipo de risco, e círculos para identificar a intensidade dos mesmos.
...
Cores:

  1. Verde: relacionada aos Riscos Físicos;
  2. Vermelho: Riscos Químicos;
  3. Marrom: Riscos Biológicos;
  4. Amarelo: Riscos Ergonômicos;
  5. Azul: Riscos de Acidentes.

Para definir o que é Matriz de Risco, devemos destacar que é uma ferramenta de gerenciamento que permite ampliar a visibilidade de possíveis riscos, nesse caso, com o objetivo de ajudar os gestores de um negócio no processo de tomada de decisões.

Azul:

  1. Círculo pequeno: Risco pequeno ou médio, desde que esteja controlado.
  2. Círculo médio: Risco relevante, mas que pode ser controlado.
  3. Círculo grande: Risco muito alto que representa ameaça de morte, mutilações ou doenças. Não pode ser neutralizado nem possui ferramentas de controle ou redução.

Todo trabalhador que tiver envolvimento com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis; energia elétrica e, trabalhar em condições de risco elevado, conforme prevê (art. 193 da CLT).

Considera-se que enquanto o risco indica probabilidades, a vulnerabilidade é um indicador da iniquidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.

Quando falamos em riscos na área da saúde, imediatamente nos reportamos a uma situação indesejada que cause dano ao paciente. Risco é o efeito da incerteza ou a possibilidade de que um evento ocorra e afete, positivamente ou negativamente, os objetivos do processo.

Quais são os riscos da NR 32?

  • Riscos físicos. Esse tipo de risco envolve questões de temperatura, radiação, ruídos e demais riscos, como os níveis excessivos de ruído, que podem prejudicar uma pessoa a médio e longo prazos.
  • Riscos químicos. ...
  • Riscos biológicos. ...
  • Riscos ergonômicos. ...
  • Riscos por acidente.

Tipos de risco
Existem duas categorias gerais de riscos: os riscos puros e os riscos especulativos. Os riscos especulativos são aqueles decorrente das tomadas de decisões que podem resultar tanto em ganhos como em perdas. É o caso, por exemplo, de um investimento.

2) Nível de Risco é a “magnitude de um risco, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades”.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.