Quais são as áreas de deposição de sedimentos?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quando a planície é formada pela deposição de sedimentos trazidos pelas águas dos rios, é chamada de planície fluvial. Já se as águas oceânicas são as responsáveis pelo processo de sedimentação, temos então a planície marítima ou planície costeira.

Os relevos à direita sofrem mais da corrosão, pois graças a sua altura e declividade, o terreno sofre uma ação maior da água, portanto se desgasta mais. Os sedimentos se depositam nas regiões mais baixas, como praias e planícies. Avalie minha resposta. Bons estudos!

Existem três tipos de sedimentos, de acordo com o processo da sua formação: os sedimentos detríticos ou clastros, os sedimentos de origem química ou quimiogénicos e os sedimentos biogénicos.

Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.

Fenómeno que consiste na sedimentação pela ação da gravidade do material alterado pela ação do vento ou das águas em qualquer estado físico. A deposição ocorre quando o agente transportador perde a sua competência que é função da sua velocidade e viscosidade.

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

Conceito de Deposição
No âmbito da geografia, o termo Deposição designa um fenómeno ou processo conducente à acumulação de materiais (limon, argila, areia, cascalho, matéria orgânica, etc.), transportados por água corrente, vento, gelo, etc., de que resultam os sedimentos e posteriormente as rochas sedimentares.

Nas planícies predomina o processo de deposição. O acúmulo de sedimentos, carreados por agentes como água, produz feições como as planícies.

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

As planícies, são as formações, em geral, mais planas, ou seja, um relevo pouco acidentado, resultando em áreas de baixas altitudes. Essas áreas são as mais propensas a receberam grande quantidade de sedimentos.

As áreas de planície apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos. São formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

Além disso, é válido lembrar que o intemperismo somente atua sobre as rochas e contribui para a formação dos solos. A erosão, por sua vez, atua tanto nas rochas quanto nos solos, provocando, em alguns casos, profundos impactos ambientais tanto de origem natural quanto pela ação antrópica.

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

Sedimento é o resultado da deposição de detritos de rochas, ou do acúmulo de detritos orgânicos ou da precipitação química.

A litificação é o processo que transforma sedimentos em rochas. A primeira etapa do processo é a compactação. A compactação ocorre à medida que o peso do material sobrejacente aumenta. A compactação força os grãos a se aproximarem, reduzindo o espaço dos poros e eliminando parte da água contida.