Quais são as aplicações da energia elétrica?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os principais usos são iluminação, electrodomésticos, calefacção e ar condicionado.

A energia elétrica é a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Ela está presente no nosso dia a dia, sendo essencial para o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, mas também para os processos naturais.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química.

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.

Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são: mecânica (movimento) térmica (calor) elétrica (potencial elétrico)

Existem várias fontes de energia que podem gerar energia para o nosso consumo. Entre eles, podemos citar água, lenha, carvão, óleo, ar e luz solar. Dessa forma, a usina tem a função de converter a energia desses elementos em energia elétrica, que varia com cada fonte.

  • Energia Elástica.
  • Energia Potencial Gravitacional.
  • Energia Química.
  • Energia Elétrica.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

Quais são as melhores fontes de energia limpa?

  • Energia eólica. Essa energia é gerada a partir do vento, que faz girar as pás de uma turbina. ...
  • Energia solar. A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta. ...
  • Energia hidrelétrica. A energia hidrelétrica é o tipo de energia renovável mais comum.

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

A corrente elétrica chega às tomadas e os eletrodomésticos transformam-na em outros tipos de energia. Os ferros de passar, os chuveiros e fornos elétricos transformam a mesma energia elétrica em energia térmica, gerando calor. Pilhas e baterias são responsáveis por gerar energia através de reações químicas.

Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em kWh.

Em primeiro lugar, a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que atualmente apenas 35% do potencial hidrelétrico esteja sendo explorado. As usinas hidrelétricas utilizam a força da água para produção de energia elétrica.

Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais que possibilitam a produção de energia.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.