Quais são as abelhas mais perigosas do Brasil?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

No Brasil, existe a Uruçu amarela (Melipona rufiventris), bem como a Uruçu Verdadeira ou Uruçu do Nordeste (Melipona scutellaris). A tendência, porém, é a de reservar o termo Uruçu para a abelha da zona da mata do litoral baiano e nordestino.

No Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias.

Algumas poucas espécies, como as abelhas africanas, são muito sensíveis e podem atacar o ser humano, caso elas sintam que a sua presença põe em risco a sua colmeia. Barulhos e movimentos bruscos podem irritá-las e causar ataques de várias abelhas ao mesmo tempo.

Eles confirmaram que as abelhas calamintha azuis, que se alimentam principalmente de plantas ameaçadas do gênero Clinopodium ashei, também comem plantas Conradina — espécie que também corre risco de extinção na natureza, mas é ainda mais rara.

Trigona spinipes

Nomes Populares: Abelha cachorro, abelha irapuá, abelha irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, enrola cabelo, mel de cachorro, torce cabelo, cupira.

As operárias são subordinadas à rainha. Já os machos são chamados de zangões e não possuem o ferrão. Como sempre quem ferroa são as operárias, que protegem seus espaços, então, sempre são as fêmeas que picam.

Existem também as chamadas abelhas nativas, as quais em sua grande maioria não têm ferrão nem veneno (arapuá, jataí, mandaçaia, entre outras) e, normalmente, enroscam no cabelo quando importunadas.

Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade. Os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos: Louro. Hortelã-verde. Menta.

O tratamento com picada de abelhas é conhecido como apiterapia – ramo da medicina alternativa que também usa mel, própolis e veneno para aliviar sintomas de doenças. Embora alguns benefícios já tenham sido relatados, se tratavam de casos isolados.

Aplique uma compressa fria
Assim que o ferrão for removido, uma compressa fria pode ajudar a aliviar a dor (só não mergulhe a área toda em gelo). Um anti-histamínico oral ou aplicado em forma de creme pode ajudar a aliviar a coceira e o inchaço.

Abelhas são insetos muito sensíveis às mudanças em seu habitat. Seca, chuva em excesso, calor e frio podem interferir diretamente na produção melífera.

Colocar gelo no local, tomar um analgésico na hora e ir ao hospital são as recomendações. Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.

Abelha Mandaçaia
Ela é uma das aelhas nativas mais bonitas, com cabeça e tórax pretos, abdômen com faixas amarelas interrompidas e asas cor de ferrugem.

comprar. um enxame de abelha Mambo cão Amarelo feliz é saber que a custa em média de r$ 2000.

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão.

A borá (Tetragona clavipes), abelha-sem-ferrão de corpo marrom-escuro com 10 milímetros (mm) de comprimento, produz um mel que exala um aroma de queijo. O da uruçu-amarela da Amazônia (Melipona flavolineata) tem um gosto meio azedo, como o do limão.