Quais são as 8 cidades planejadas do Brasil?

Perguntado por: msubtil . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Confira quais são as maiores cidades planejadas do Brasil.

  • Salvador.
  • Brasília.
  • Belo Horizonte.
  • Goiânia.
  • Aracaju.
  • Palmas.
  • Teresina.

No Brasil são consideradas cidades planejadas, Salvador, fundada em 1549; Teresina; Aracaju; Belo Horizonte; Goiânia; Brasília; Palmas e Curitiba, que embora não tenha sido planejada, passou por um processo de reestruturação que se tornou referência mundial.

Esta terça-feira (16) é feriado em Teresina, porque a capital do Piauí completa 170 anos de história. É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada.

Quais são as maiores cidades planejadas do Brasil?

  • Salvador. Salvador é uma das cidades mais antigas do País, com 472 anos. ( ...
  • Brasília. Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987.(Unsplash/Reprodução) ...
  • Belo Horizonte. ...
  • Goiânia. ...
  • Aracaju. ...
  • Palmas. ...
  • Teresina.

Algumas cidades surgem espontaneamente e vão crescendo pouco a pouco, com a atividade comercial ou a instalação de indústrias. São as chamadas cidades espontâneas. Outras cidades foram planejadas, que surgiram para atender a interesses políticos ou econômicos.

2 — Teresina
Depois de Salvador, Teresina foi a próxima cidade planejada do Brasil. A fundação do município ocorreu em 1852. José Antônio Saraiva e Isidoro França, responsáveis pelo planejamento, separaram a cidade em áreas administrativas, residenciais, comerciais, políticas, econômicas e religiosas.

A lógica por trás de uma cidade planejada está em, literalmente, planejar a cidade. Mais do que isso, a ideia é prepará-la para os anos e para as décadas que virão. Dessa forma, haverá espaço para crescer, além de recursos para auxiliar no desenvolvimento da região como um todo.

1 – Amsterdã, Holanda
Outro fator importante do seu planejamento: a cidade conta com grandes barreiras para o mar, além de um sistema hidroviário espetacular.

As cidades não planejadas, chamadas também de cidades espontâneas, são aquelas sem nenhum planejamento urbano e que acabam se constituindo no decorrer do tempo conforme as pessoas se estabelecem, geralmente nas proximidades de rios e rodovias.

São Paulo, a maior cidade do Brasil, é um grande exemplo de cidade espontânea. Fundada em 1554, passou a crescer exponencialmente durante o desenvolvimento econômico, recebendo migrantes de diferentes locais do País em busca de trabalho e melhores condições de moradia.

Uma cidade projetada
Somente um ano depois, com o desmembramento do Estado do Tocantins do Estado de Goiás pela Constituição de 1988, é que Palmas finalmente começou a surgir. A última capital brasileira planejada desfruta de uma posição privilegiada, funcionando como um elo entre a região Norte e o restante do País.

Luís Fernando Cruvinel Teixeira

A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, sete meses e meio após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, pelo governador José Wilson Siqueira Campos que encarregou, mediante contrato, os arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, para a realização do projeto ...

Oscar Niemeyer

Ao completar 60 anos (fundada em 21 de abril de 1960), nossa capital Brasília, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, divide opiniões e provoca paixões. Eu sou da parte apaixonada, que ainda se surpreende com a monumentalidade de sua construção e com a inesperada serenidade de sua arquitetura.

Teresina foi a primeira capital planejada e cons- truída sob o regime imperial, mas a história de sua fundação e as características de seu planejamento tem elementos próprios das ações urbanísticas do Brasil Colonial.

Inaugurada em 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna a ser planejada. A cidade foi planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. O objetivo era fazer com que a nova capital de Minas Gerais se tornasse uma "cidade do futuro".

Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes.

Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 73% desses municípios tem entre 10 e 20 mil habitantes.