Quais são as 7 virtudes opostas?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

No cristianismo, uma exemplo de ordenação das sete virtudes em oposição aos sete pecados capitais em correspondência biunívoca foi do seguinte modo: contra a luxúria, castidade; contra a inveja, caridade; contra a gula, temperança; contra a preguiça, diligência; contra a ira, paciência; contra a avareza, liberalidade ( ...

A inveja é um pecado que tira o foco do próprio indivíduo, das suas metas, sonhos e conquistas e coloca o olhar naquilo que é do outro. “A inveja é o sentir-se mal diante do bem do outro, não suportar o sucesso de outra pessoa e desejar possuir os bens, a posição social, a vida sentimental de outra pessoa”, destaca Pe.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

Lembro que a virtude que mais se contrapõe à inveja é a benevolência. Enquanto o invejoso mente e destrói, o benevolente perdoa e ama. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que benevolência é ter boa vontade e conseguir aceitar a felicidade e o sucesso do outro.

A gula é um dos sete pecados capitais, indo muito além de um simples abuso na comida ou na bebida, pois tem relação com uma série de outros pecados. Sendo um vício, apresenta uma virtude que lhe é oposta, a saber, a temperança.

A virtude moral com a qual se combate o vício da preguiça ou acídia é a diligência. Este termo vem do latim de diligere que significa 'amar', o que deixa em evidência o seu estreito vínculo com a virtude teologal da caridade. A diligência pode ser compreendida como a disposição em realizar algo com dedicação e cuidado.

Ou seja, o orgulho era sentido de forma mais forte quando se tinha outras pessoas por perto, como familiares ou clientes, por exemplo. Outro estudo também verificou que o orgulho nos pode motivar a contribuir para a sociedade, devido ao próprio reconhecimento que se pode receber.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

humildade

O combate ao orgulho se dá com a virtude a qual ele contraria, a maior de todas, a humildade. Na prática, a humildade consiste numa aceitação e vivência nessa certeza de que o homem não é nada, não vale nada senão o que Deus o concede que valha e que não pode nada senão em Deus, que é fonte e origem de todo bem.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.