Quais são as 7 virtudes e seus significados?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

A ideia era apresentar sete virtudes que combateriam os sete pecados capitais, a ideia de virtude x vício. Para a ira havia a paciência, para a avareza a caridade, para a gula a temperança, para a preguiça a diligência, para a vaidade a humildade e para a inveja a bondade.

Saiba como transformar os sete pecados em sete virtudes

  • 1 Luxúria X Simplicidade. ...
  • 2 Avareza X Generosidade. ...
  • 3 Gula X Temperança. ...
  • 4 Preguiça X Força de vontade. ...
  • 5 Ira X Serenidade. ...
  • 6 Inveja X Fraternidade. ...
  • 7 Soberba X Modéstia.

A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal pelas conquistas alheias, e é incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória da outra pessoa representasse uma perda pessoal. O oposto da inveja é a caridade, o desapego e o altruísmo.

E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

Coragem. É sempre importante lembrar que a coragem não é a ausência do medo, e sim a força para avançar mesmo em face dele. Essa é, talvez, uma virtude indispensável para que uma pessoa possa se desenvolver e evoluir.

Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

A maior virtude do ser humano é reconhecer os próprios erros, mas o maior defeito é não tentar corrigi-los. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Mas também existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente em tudo o que fazemos. São as virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Força e Temperança.

As virtudes sobrenaturais distinguem-se em virtudes teologais e virtudes morais. As virtudes teologais consistem em três dons: a fé, a caridade e a esperança. A origem e a finalidade dessas virtudes são Deus.

O que é Virtude:
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

Temperança, prudência, fortaleza & justiça.
O quarteto de virtudes morais ou também chamadas cardeais de Platão forma a base sobre a qual todas as outras virtudes se sustentam e, como tal, representa o fundamento da moralidade natural.

Ou seja, o orgulho era sentido de forma mais forte quando se tinha outras pessoas por perto, como familiares ou clientes, por exemplo. Outro estudo também verificou que o orgulho nos pode motivar a contribuir para a sociedade, devido ao próprio reconhecimento que se pode receber.

paciência

A paciência é uma das virtudes mais louváveis e altas que existem.

A bondade é a essência da vida celestial. A bondade é como as pessoas com atributos cristãos tratam o próximo. A bondade deve permear todas as nossas palavras e ações no trabalho, na escola, na Igreja e especialmente em nosso lar. Jesus, nosso Salvador, foi o exemplo maior da bondade e da compaixão.

Enquanto a virtude, que vem da palavra em latim virtus, que quer dizer força, exige de nós uma posição mais ativa para conquistá-las, ou seja, uma prática atenta e constante, o dom é muito mais um movimento do próprio Deus, que os infunde em nós.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

adjetivo Repleto de virtudes (boas características morais); honrado, honesto. Que expressa boa conduta; em conformidade com o correto.

As virtudes têm uma forte presença entre nós como padrão normativo, sobretudo como um critério para sabermos como devemos viver as nossas vidas. Ao longo da história da humanidade, podemos observar claramente sua presença.