Quais são as 7 sete ferramentas da qualidade e quando devemos Utilizá-las?

Perguntado por: tmoraes8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
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As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Histograma
O gráfico é utilizado para mostrar distribuições de frequência ou com que frequência cada valor diferente aparece em um conjunto de dados.

O Diagrama de Ishikawa pode ser aplicado sempre que a empresa tem um problema ou deseja otimizar um processo. Como é uma ferramenta usada para gerenciar o controle da qualidade, além de ser abrangente e simples de aplicar, é útil para analisar qualquer processo.

As ferramentas da qualidade são técnicas e metodologias que auxiliam gestores a atingirem metas e objetivos. Essas ferramentas propõem identificar, definir, mensurar, analisar e definir planos de ação. Saiba como você, prestador de serviço, pode usar essas ferramentas.

Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (Diagrama de processo, análise de Pareto, Diagramas de Causa e efeito, Diagramas de Correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo e Folhas de Verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização.

O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

PDCA Passo a Passo

  1. 1º Passo: Planejamento. Primeiramente, você deve identificar e/ou entender o seu problema, seja ele o aprimoramento da qualidade de um produto, processo ou mesmo de um projeto . ...
  2. 2º Passo: Execução. Em segundo lugar, vem a etapa de execução. ...
  3. 3º Passo: Verificação. ...
  4. 4º Passo: Atuar/Agir.

A Folha de Verificação pode ser usada em diversos processos, entre eles:

  1. Localizar e causa de defeitos;
  2. Contagem de quantidades;
  3. Determinar a frequência de situações;
  4. Tipos de reclamações;
  5. Distribuição do processo de produção.

Um histograma é usado para dados contínuos, em que os intervalos de classe representam a extensão dos dados. Já um gráfico de barra é um gráfico de variáveis categóricas ou discretas. Alguns autores recomendam que os gráficos de barras tenham espaços entre os retângulos para esclarecer a diferença.

As 7 ferramentas da qualidade foram desenvolvidas pelo professor de engenharia japonês Kaoru Ishikawa. Elas foram implementadas pelo programa de treinamento industrial do Japão no período pós-guerra, quando o país passou a utilizar o controle estatístico como forma de garantia de qualidade.

O segredo é usar o diagrama para avaliar a relevância das causas do problema e entrar em ação. Esteja preparado para fazer mudanças com foco em melhorias. Além do gráfico, será necessário ter uma equipe capacitada para coordenar a análise. A ferramenta sozinha não avalia a gravidade dos problemas e das causas.

Concluindo, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta bastante útil para a resolução de problemas. Uma vez que ele ajuda a encontrar e classificar as principais causas, engajando a equipe em planos de ação e solução de ocorrências, além de melhorar a eficiência e a produtividade das organizações.

A matriz Ishikawa é muito usada por empresas de produção em série. Isso porque, nesses ambientes, encontrar a real origem de um problema é um grande desafio. Afinal, a causa pode estar em qualquer ponto da linha de montagem. Além disso, qualquer percalço pode significar grandes perdas e agravar ainda mais os problemas.

Elas me auxiliam a aprofundar a análise sobre um determinado tema, permitindo perceber detalhes, falhas, oportunidades de melhoria. Além de conhecer com mais profundidade suas causas para tratar de forma mais efetiva.

Ciclo PDCA
Uma das ferramentas mais utilizadas na melhoria contínua e planejamento estratégico é o Ciclo PDCA. Ele consiste em quatro etapas que ajudam a perceber e solucionar problemas que passam despercebidos e podem atrapalhar o sucesso de uma ação.