Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.

Os pronomes de tratamento sempre concordam com a 3ª pessoa, no singular ou no plural, mesmo que esteja sendo usado diretamente com o interlocutor.

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)

A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.
...
Os termos “é necessário”, “é proibido” e suas variações

  1. É proibido entrada de animais.
  2. É necessário sabedoria.
  3. É permitido venda de mercadorias neste local.

Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração. Normalmente, ocorre entre os artigos, substantivos e adjetivos, mas também ocorre com outras classes de palavras como os pronomes adjetivos, particípios, numerais adjetivos, numerais substantivos e pronomes.

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.

Quanto à concordância nominal, a única frase certa é: Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem. Seguem anexo as provas do processo.

As expressões “Vossa Senhoria”, “Vossa Excelência” e “Vossa Majestade” são todas elas femininas, por causa do núcleo feminino “Senhoria”, “Excelência” e “Majestade”.