Quais são as 7 propriedades?

Perguntado por: dourique5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade. Lembre-se que matéria é tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço, e é formado por pequenas partículas (átomos e moléculas).

As propriedades gerais são comuns a todos os corpos materiais. Massa, volume e inércia são exemplos de propriedades gerais. As propriedades específicas são únicas para uma substância ou grupo e permitem a diferenciação entre diferentes substâncias, pois dependem da composição química.

As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras.

Propriedades físicas específicas:
Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

São aquelas que se referem à capacidade de uma substância de sofrer transformações. Por exemplo, a combustão é uma propriedade que a gasolina possui. Quando esta queima, sua composição química muda, transformando-se em novas substâncias.

A propriedade, conforme sua extensão e força, pode classificar-se em duas categorias, a saber, propriedade plena e limitada. Será plena ou alodial a propriedade quando seus elementos estiverem reunidos nas mãos de seu titular, sem qualquer limitação no tempo, nem qualquer limitação por direito real de terceiro.

As propriedades da matéria são as informações que permitem que uma substância seja diferente da outra. Isto é, são características encontradas na matéria e que as compõem. Importante lembrar que matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Por isso, é o principal objeto de estudo da química.

As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.

Já as propriedades químicas seriam a eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, raio iônico, raio covalente e eletroafinidade. Contudo, uma classificação melhor seria; propriedades gerais da matéria e propriedades específicas da matéria.

Massa. É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida, geralmente, em quilogramas (kg). A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia.

A água é especial por ser a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta. A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida.

As propriedades físicas da matéria podem ser gerais (repetem-se para vários materiais, tais como massa e volume) ou específicas (são exclusivas, como a densidade).

As propriedades físicas dos materiais podem ser classificadas em gerais e específicas. As propriedades gerais são comuns a todo e qualquer material, enquanto as específicas são exclusivas de cada material.

Identifique quais das propriedades a seguir NÃO é uma propriedade geral da matéria. Alternativa correta: c) Combustibilidade.

Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.

A densidade é calculada ao se dividir a massa do corpo pelo seu volume. Quanto mais denso for um corpo, mais ao fundo do sistema ele se posiciona. A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade.

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras.

As 5 propriedades da multiplicação são: comutativa, distributiva, associativa, elemento neutro e elemento inverso. Usamos essas propriedades para facilitar os cálculos.