Quais são as 7 linhas de Iemanjá?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Segundo Leal de Souza, que vivia a Umbanda em sua origem, as Sete Linhas da Umbanda eram:

  • OXALÁ;
  • OGUM;
  • OXOSSI;
  • XANGÔ;
  • IANSÃ;
  • IEMANJÁ;
  • AS ALMAS.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores.
No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.

Cor: Branca, amarela, verde, azul, vermelha, marrom e cristal.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

Iemanjá Ogunté - que casa com Ógún Alagbedé, Iemanjá Asèssu - muito voluntariosa e respeitável, Iemanjá Saba ou Assabá - está sempre fiando algodão é a mais velha.

Desde a fundação da Umbanda vários autores se propuseram a decifrar qual seriam as 7 linhas corretas ou quais delas representariam o conceito que valeria para todos, dentre eles Leal de Souza que afirmou que as Sete Linhas simbolizavam Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Iansã, Yemanjá e a Linha de Santo ou das Almas.

QUANDO ESTOU EM EVENTOS SOCIAIS COM OS AMIGOS, DEVO USAR A GUIA? Não para a guia de trabalho (caso de médiuns). Para as guias de proteção poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Uma guia cruzada, usada sem orientação ou de forma errada, pode causar problemas a quem as utiliza. -As guias são elementos ritualísticos pessoais, individuais e intransferíveis, devendo ser confeccionadas, manipuladas e utilizadas somente pelo médium a quem se destinam.

No livro Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo, o fotógrafo e etnólogo Pierre Verger aponta a existência de sete diferentes Iemanjás nos cultos somente da Bahia. A mesma quantidade que tem em Cuba, onde seu culto também é muito forte.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Orixás e entidades da umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Pomba-gira é a mulher “da vida”, mulher da rua, a mundana, a cortesã. Se Iemanjá é a grande Mãe, Pomba-gira é a “Outra”, a amante, segundo os valores contidos em uma sociedade ainda com forte conteúdo machista e conservadora (Cristiane Amaral de Barros).