Quais são as 7 habilidades socioemocionais?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying

  • Autoconsciência. ...
  • Autogestão. ...
  • Consciência social. ...
  • Habilidades de relacionamento. ...
  • Tomada de decisão responsável.

As habilidades socioemocionais vão além do que as descritas no tópico acima, podendo ser: consciência social, tomada de decisão, habilidades de relacionamento, amabilidade, abertura ao novo e muitas outras!

Introdução. Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

Quais são as principais atividades socioemocionais que podem ser colocadas em prática em casa?

  1. Monte um álbum de sentimentos. ...
  2. Mímica das emoções. ...
  3. Contação de histórias. ...
  4. Atividades manuais em geral. ...
  5. Selfies.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

Dicas de práticas educativas para promover as habilidades socioemocionais na escola

  1. Criação de um diário. ...
  2. Atividades de artes. ...
  3. Falar sobre a importância de controlar as emoções. ...
  4. Delegar responsabilidades. ...
  5. Celebrar as diversidades.

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões necessárias para que a pessoa consiga controlar suas emoções. Ao desenvolvê-las, é possível se tornar um ser humano mais completo e capaz de se relacionar com outros indivíduos.

Habilidades socioemocionais consistem na capacidade de um indivíduo de conviver bem consigo mesmo (aspecto intrapessoal) e com os outros ao seu redor (aspecto interpessoal). Logo, são aptidões comportamentais positivas para a vida em sociedade.

O principal pilar é saber lidar com as próprias emoções diante das diversas situações que ocorrem no nosso dia a dia. Isso significa aprender com os erros e com os acertos, saber ganhar e perder e o desenvolvimento da autoconfiança e do senso de responsabilidade, autoavaliação e autocrítica.

As habilidades nos dizem “o quê” as pessoas estão aptas a fazer quando se trata de uma atribuição específica. Já as competências mostram o “como”, ou seja, questionam qual deve ser o processo em que o colaborador precisa passar para desenvolver novos aprendizados.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • 1 – Conhecer as próprias emoções. O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. ...
  • 2 – Controlar as emoções. ...
  • 3 – Automotivação. ...
  • 4 – Empatia. ...
  • 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.

O nome é autoexplicativo: a educação socioemocional é um processo educativo que visa formar crianças e jovens considerando o desenvolvimento dos seus aspectos sociais e emocionais.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

As competências socioemocionais pertencem a um conjunto de habilidades usadas para lidar com as próprias emoções. São usadas em todas as fases da vida, todos os dias, em todas as situações – conhecer, conviver, trabalhar e ser.