Quais são as 7 fontes do direito?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Assim, a lei é uma fonte principal, sendo fontes secundárias a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito, a doutrina e a jurisprudência.

As fontes diretas próprias ou puras, ou imediatas são aquelas cuja natureza jurídica é exclusiva de fonte, como lei, costumes e princípios gerais de direito, tendo como única finalidade servir como modo de produção do direito, incidindo qualquer dos três nas situações da vida para a concretização do justo.

O Direito Privado e Direito Público são duas grandes divisões de um mesmo Direito.

De forma geral, podemos dividir as fontes do direito em materiais e formais.

Assim, a lei é uma fonte principal, sendo fontes secundárias a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito, a doutrina e a jurisprudência.

Além da advocacia: 12 áreas do Direito que você pode atuar.

Direito e Moral são palavras que dizem respeito ao comportamento humano em sociedade, em grupo no mundo. A Moral é um conjunto de regras costumeiras de determinados grupos e/ou nações; Já o direito procura impor condutas de comportamento humano sob pena de sanção.

Possui esse nome por atribuir forma ao tratamento dado pela sociedade à determinado valor, em determinada época. São elas que “formulam” as normas válidas. Tais fontes se apresentam de duas formas no ordenamento jurídico, podem ser escrita ou oral.

Em sua acepção mais restrita, o direito, em seu sentido objetivo, é o sistema de normas que regula as condutas humanas por meio de direitos e deveres.

Os diferentes tipos de fontes e quando os usar

  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ...
  • Fontes não serifadas. As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. ...
  • Fontes serifadas egípcias. ...
  • Fontes caligráficas. ...
  • Fontes decorativas.

As fontes têm várias classificações possíveis: podem ser voluntárias e involuntárias, materiais ou formais; as formais, por sua vez, podem ser imediatas e mediatas. Quanto às fontes voluntárias e involuntárias, o critério de distinção é a forma e processo como se exteriorizam essas regras.

Tipografia – Classificação de Fontes de Letras

  1. Serif (com serifa);
  2. Sans Serif (sem serifa);
  3. Script (simula a escrita à mão);
  4. Display (fontes artísticas).

O 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

8 – Como começar a estudar Direito
Sendo assim, comece a estudar pelo Direito constitucional porque boa parte do conteúdo de Direito administrativo só vai aprender se tiver boa base no constitucional.

Entretanto, essas disciplinas possuem algo em comum, fato que podemos dividi-las em dois grandes ramos: o direito público e o direito privado.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.

Em suma, o direito público é o conjunto de normas jurídicas que se referem às atividades públicas. O direito privado é conjunto de normas jurídicas relativas às atividades privadas. Atividades públicas e privadas são aquelas assim definidas na ordem jurídico-positiva. E todas as atividades públicas são funcionalizadas.