Quais são as 7 escolas literárias?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Escolas literárias e descrição. Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos.

Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Romantismo

Romantismo. Essa é a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro. O Romantismo no Brasil se inicia em 1836, com a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves Magalhães.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

É possível dividir as escolas literárias nacionais em dois momentos de destaque: Era Colonial e Era Nacional. A emancipação política do país é o que separa esses dois períodos. A primeira era da literatura brasileira se deu durante o período colonial e tem grande influência de Portugal.

Quinhentismo é o nome dado para as manifestações literárias que surgiram no Brasil nos primeiros anos do século XVI, durante o período de descobrimento das características nativas do país pelo povo europeu.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

Conforme mostra a imagem, a Literatura Contemporânea é o assunto que mais cai na prova do Enem, com 36,4% de incidência; depois, aparece o Modernismo, que envolve as três gerações modernistas e tem 23,6% de presença no exame.

Podemos definir escolas literárias como manifestações literárias e artísticas de uma determinada época, que dependem, entre outros aspectos, do momento histórico. Estudar os diferentes períodos literários nos ajuda a compreender a formação da sociedade e seus respectivos ideais.

  • A literatura brasileira no Realismo.
  • O Parnasianismo.
  • Naturalismo e Simbolismo.
  • Pré-modernismo e o modernismo.

O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.

O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia. Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo. Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

Subgêneros do gênero lírico
Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria. Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria. Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza. Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.