Quais são as 7 dicas da comunicação assertiva?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Dicas para ter uma comunicação mais assertiva

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua.

E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.

Dicas para ter uma comunicação mais assertiva

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua.

Como ser assertivo no dia a dia

  1. 1 - Escuta. Antes de falar, ouça. ...
  2. 2 - Compreensão. Busque ser compreensivo em relação a opiniões diferentes da sua e não faça pré-julgamentos.
  3. 3 - Não seja agressivo. ...
  4. 4 - Sem rodeios. ...
  5. 5 - Cuide o tom da voz e seus gestos. ...
  6. 6 - Humildade. ...
  7. 7 - Empatia. ...
  8. 8 - Honestidade.

A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão.

Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.

Na primeira, a pessoa reconhece algo em relação à pessoa (tristeza, raiva) ou situação (pressão de tempo). Na segunda, descreve a sua situação, sentimentos, desejos ou crenças.

A comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Bem como, é esta capacidade que demonstra o nível da sua inteligência social.

Analisemos detidamente cada uma dessas importantes características.

  • Clareza. Diz respeito à limpidez na transmissão da mensagem, de modo que se torne facilmente compreendida pelo receptor. ...
  • Coerência. ...
  • Coesão: ...
  • Concisão: ...
  • Correção.

A comunicação humana é feita de quatro pilares básicos: forma, plataforma, interação e mensagem, sendo esta última a razão de todo o processo apoiada pelos outras três.

Os estilos de comunicação

  • Estilo de comunicação passivo. Pessoas com esse estilo costumam ter dificuldade para expressar suas necessidades e lutar por aquilo que acreditam. ...
  • Estilo de comunicação agressiva. ...
  • Estilo de comunicação manipulador passivo-agressivo. ...
  • Estilo de comunicação assertivo.

Veja sete dicas para isso:

  • Saiba escutar o outro. ...
  • Faça as perguntas certas. ...
  • Use a linguagem corporal. ...
  • Pratique a comunicação não violenta. ...
  • Esteja aberto a novas ideias. ...
  • Tenha um planejamento. ...
  • Use os jogos ao seu favor.
  • Cultive a empatia.
  • Seja objetivo ao comunicar-se.
  • Aprenda a ouvir.
  • Ajuste o tom de voz.
  • Preste atenção na linguagem não verbal.
  • Planeje o que vai falar.
  • Não seja o “dono da verdade”
  • Pratique a comunicação pessoal não violenta.

Portanto, uma comunicação assertiva é justamente aquela que é objetiva e clara, sem a necessidade de ofender quem escuta a informação para alcançar tal clareza.

Pessoas assertivas dizem o que é preciso, são objetivas, transparentes e sabem ouvir a opinião dos outros. Com uma atitude sempre respeitosa e séria, são capazes de conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.