Quais são as 7 categorias de classificação dos seres vivos?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

b) ( ) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

Atualmente se considera a classificação dos seres vivos em pelo menos seis reinos: Reino Archaea (Archaebacteria), Reino Bacteria (Eubacteria), Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.

Um segundo desenvolvimento de Carl Lineu foi a ordenação da natureza, ou seja, além do nome das espécies, ele as agrupou em um sistema hierárquico de classificação, incluindo, em ordem decrescente, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Na Biologia, o reino é um tipo de organização utilizada para agrupar os indivíduos de acordo com a semelhança entre as características estruturais, anatômicas e genéticas. Os cinco reinos biológicos são: Reino Animal, Animalia ou Metazoa. Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta.

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução. Quando vemos um animal, sabemos que se trata de um ser vivo, não é mesmo?

A classificação é a ação e o efeito de classificar (ordenar ou dispor por classes). O termo também é usado para fazer alusão à relação dos atletas classificados numa determinada prova. Posto isto, no mundo do desporto, a classificação determina o resultado da competição.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.
  • Reino Animal.
  • Animais Vertebrados.
  • Animais Invertebrados.
  • Animais Onívoros.
  • Animais Ovíparos.
  • Animais Herbívoros.

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital. Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

A classificação dos três domínios proposta por Woese, em 1977, divide os seres vivos em três grupos: Archaea, Bacteria e Eukarya. Alguns organismos vivos apresentam características muito marcantes que permitem classificá-los em grupos bem definidos.

a) ( ) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.

Vejamos agora, como exemplo, a classificação taxonômica da espécie humana: Reino: Animalia. Filo: Chordata. Classe: Mammalia.

Resposta verificada por especialistas. Os seres vivos são classificados atualmente pelas duas novas propostas PhyloCode e Phylonym - Código Internacional de Nomenclatura Filogenética-, a necessidade de mudança veio porque antes, os seres vivos eram classificados de maneira pré-evolutiva.

No século XVIII, Carolus Linnaeus em sua obra "Systema Naturae" propôs uma forma hierárquica de classificação dos seres vivos. Nesse livro, ele estipula três reinos: mineral, vegetal e animal, e agrupa todos os seres vivos em cinco categorias: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.

A classificação biológica é um sistema utilizado para organizar os seres vivos por meio de critérios preestabelecidos. A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos.

Este modelo de classificação de reinos mais usado pelos pesquisadores atualmente. Nesta classificação os reinos são Animalia, Protozoa, Fungi, Plantae, Chromista e Bacteria. Em 2015, Cavalier dividiu novamente o reino dos procariontes em Bacteria e Archaea. Sendo assim, a classificação dos reinos passou a ter 7 reinos.