Quais são as 7 cartas de Paulo?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

As cartas de Paulo são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas treze cartas são conhecidas como Epístolas Paulinas.

Epístola aos Tessalonicenses

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

Depois de uma saudação de abertura, a epístola começa com uma declaração de seu tema: O “evangelho de Cristo (…) é o poder de Deus para salvação” a todos os que “[viverem] da fé” em Jesus Cristo (Romanos 1:16–17).

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

Havia muitos ataques a intenção de Paulo e sua autoridade, como se suas motivações para pregar o Evangelho não fossem corretas. O motivo mais forte que levou Paulo a escrever essa carta, foi para defender seu chamado e autoridade apostólica.

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

De acordo com a tradição, o terceiro evangelho foi escrito por Lucas, companheiro de Paulo (nomeado em Colossenses 4:14 como o "médico amado").

Nessa carta, Paulo se dirigiu aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que, talvez, fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). Ele escreveu para ajudar a desenvolver a espiritualidade e o testemunho daqueles que já eram membros.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.

Dessa forma, os quatro primeiros livros do Novo Testamento que registram a vida de Jesus são chamados de “evangelhos” ou “boas novas”, os quais são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.

A Epístola aos Filipenses muitas vezes é chamada de “epístola da prisão”, o que também acontece com Efésios, Colossenses e Filemom. A despeito de ter sido escrita da prisão, a epístola de Paulo aos filipenses é vista pelos estudiosos como um de seus textos mais alegres.

A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo, apenas 335 palavras no grego original. Nas listas mais antigas sobre o conjunto da obra paulina, a Carta a Filemom está presente.

Essas treze cartas são conhecidas como Epístolas Paulinas. As treze cartas de Paulo fazem do apóstolo o maior escritor do Novo Testamento. Paulo escreveu a primeira carta à igreja em Corinto a partir de Éfeso, provavelmente em 55 dC.