Quais são as 6 virtudes de caráter?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

VIRTUDE: Coragem – FORÇAS: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. VIRTUDE: Humanidade – FORÇAS: Amor, Bondade e Inteligência Social. VIRTUDE: Justiça – FORÇAS: Cidadania, Igualdade e Liderança. VIRTUDE: Temperança – FORÇAS: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.

As Forças de Caráter são características comuns a todos os seres humanos, independentemente de suas crenças ou origens. Estas forças são caminhos para alcançar as virtudes humanas. Utilizamos uma “combinação” de Forças de Caráter para manifestar nossas virtudes e imprimir nossas características pessoais.

A partir da identificação de seis virtudes universais reconhecidas por diferentes povos, culturas e religiões, pesquisadores criaram uma lista com 24 forças de caráter. De forma geral, são capacidades para ajudar a nós mesmos e aos outros — o que tem um impacto positivo na vida pessoal e profissional.

A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Tradicionalmente, as sete virtudes cristãs ou celestiais combinam as quatro virtudes cardeais clássicas da prudência, justiça, temperança e coragem (ou fortitude) com as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade. Estas foram adotados pelos Padres da Igreja como as sete virtudes.

O Catecismo da Igreja lembra que todas as virtudes humanas, que são muitas, giram à volta das quatro virtudes cardeais, que são as virtudes-eixo: prudência, justiça, fortaleza e temperança (nn.

Uma virtude é um traço de caráter que um ser humano precisa para florescer ou viv er bem. Note-se como essas premissas estabelecem uma conexão conceitual entre virtude e florescimento ou eudaimonía.

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

Em Gálatas 5, 22, encontramos essas nove virtudes: amor (caridade), alegria (gozo), paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fé (fidelidade), mansidão e temperança (domínio próprio); todas elas dentro do fruto do Espírito.

Assim, o caráter forte é definido como um caráter ético, não se deixa levar por alguma desonestidade, por uma vantagem ou por uma via mais fácil para a realização de algo. O caráter que determina a escolha do indivíduo e conduz à retidão das ações.

De acordo com o pensador e filósofo chinês Confúcio, “a humildade é a única base sólida de todas as virtudes”, o que nos faz enxergá-la como elemento essencial para que possamos tomar consciência de nossas falhas e, assim, evoluir.

Impeça um criativo de usar a sua criatividade, uma pessoa que tenha a força do humor, de utilizar seu humor, de alguém que tenha apreciação da beleza e da excelência de apresentar um projeto caprichado, ou de alguém que trabalhe bem em equipe de trabalhar com pessoas.

Em termos gerais, o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age. Resumidamente, pode-se dizer que o caráter tem a ver com a índole do indivíduo, assim como a firmeza de sua força de vontade. A personalidade, de modo geral, distingue características marcantes de uma pessoa.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.