Quais são as 6 ferramentas de persuasão?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Aprenda 6 princípios para ser mais persuasivo nos negócios

  • 1- Afinidade ou Simpatia. “Somos mais propensos a sermos influenciados pelas pessoas que gostamos.” – Robert Cialdini. ...
  • 2- Autoridade. ...
  • 3- Coerência e Compromisso. ...
  • 4- Escassez. ...
  • 5- Prova social ou Senso comum. ...
  • 6- Reciprocidade.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Cialdini - Google Livros. Páginas exibidas com permissão de Sextante.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

Como ser persuasivo e melhorar seu poder da negociação

  1. Exercite dois pontos: atenção e escuta. Para aprender realmente como ser uma pessoa persuasiva você precisa saber o que o seu cliente em potencial precisa. ...
  2. Reconheça a necessidade do outro. ...
  3. Passe credibilidade. ...
  4. Demonstre comprometimento.

disposição; elocução; ação. Sumariamente, essas quatro etapas consistem em: compreender o assunto e reunir todos os argumentos pertinentes (invenção); pô-los em ordem (disposição); redigir o discurso da melhor forma possível (elocução); proferi-lo (ação).

Saiba escutar ativamente. Pessoas persuasivas não são grandes oradoras, mas sim grande ouvintes. Isso funciona muito, por que se você quer persuadir, deve primeiro descobrir como as pessoas vão aceitar a sua ideia ou solicitação. Então, tem que descobrir se existem quaisquer obstáculos, objeções ou dúvidas.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

Os discursos políticos são um grande exemplo de linguagem persuasiva por consistir em argumentos que convençam os interlocutores a aderirem à sua ideia e, consequentemente, apoiar o candidato, seja por meio do voto ou da aceitação.

7 truques para conseguir que as pessoas façam o que você quer

  1. Tenha bons gráficos em mãos. ...
  2. Faça as pessoas gostarem de você ...
  3. Mantenha contato visual com a outra pessoa. ...
  4. Repita suas ideias. ...
  5. Faça com que as pessoas queiram te ajudar. ...
  6. Não reclame e não faça exigências. ...
  7. Demonstre exclusividade.

Para vencer o Mau deste Século, temos que usar as armas que Deus nos deixou. Vamos falar, sobre as armas da nossa milícia, e como observado pelo apóstolo Paulo, essas armas não são carnais, ou seja, eles não são materiais, mas são um instrumento ou ferramenta que Deus nos deu para lutar contra o mal.

Uma ótima dica do livro Como Convencer Alguém em 90 Segundos é a de treinar sua apresentação, por exemplo um sales pitch. Fale, nem que seja para si mesmo, em frente ao espelho, e procure vender a sua ideia em 10 segundos. Essa apresentação precisa ser tão boa que a pessoa vai pedir para você falar mais.

Em As 48 leis do poder, o leitor aprende a manipular pessoas e situações para alcançar seus objetivos. E descobre por que alguns conseguem ser tão bem-sucedidos, enquanto outros estão sempre sendo passados para trás. Querer ser melhor do que o chefe, por exemplo, é um erro fatal.

Robert Cialdini

Especialista de renome mundial, Robert Cialdini é considerado o "padrinho da influência", além de conhecido como o "Pai da Persuasão".

Como desenvolver a persuasão?

  1. Procure meios de desenvolver a inteligência emocional. ...
  2. Escolha a velocidade de fala ideal. ...
  3. Use uma linguagem corporal positiva. ...
  4. Escolha um tom de voz e uma linguagem apropriados. ...
  5. Escute o ponto de vista alheio. ...
  6. Treine bastante. ...
  7. Saiba quando parar.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Quem é persuasivo, não se acha superior ao seu interlocutor. Muito pelo contrário: é necessário demonstrar empatia para convencer alguém, bem como respeitar as opiniões contrárias. Isso faz com que seus argumentos se sobressaiam mais do que a própria pessoa e ela ganha em credibilidade e confiança.

As técnicas de persuasão podem ser consideradas uma arte.
De um modo geral, são estratégias eficientes capazes de convencer uma pessoa a tomar uma decisão, nesse caso, decisão de compra. Para que a persuasão seja bem sucedida, é preciso conhecer algumas técnicas que ajudam muito na arte do convencimento.