Quais são as 6 deusas?

Perguntado por: rgodinho5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Basicamente, existem 3 tipos de deusas na mitologia grega, sendo as deusas do olimpo (Afrodite, Ártemis, Atena, Deméter, Hera e Héstia), as titânides (Febe, Tétis, Mnemósine, Têmis, Téia e Réia) e as deusas primordiais (Gaia, Nix, Hemera e Tálassa).

Hera: a chefe da família e rainha do Olimpo. Héstia: deusa do lar. Irene: divindade responsável pela paz. Íris: mensageira dos deuses do Olimpo, deusa do arco-íris que une o céu com a terra, e uma das deusas do mar e do céu.

As nove musas eram: Calíope, Clio, Euterpe, Melpômene, Terpsícore, Érato, Urânia, Talia e Polímnia. Seu líder era o deus Apolo, que ensinou a elas as artes.

SELENE

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

Héstia

Héstia é o nome de uma deusa presente na religiosidade dos gregos antigos e era considerada a deusa da lareira, do lar, da vida doméstica e da hospitalidade.

Afrodite

Afrodite era considerada a mais bela das deusas gregas. Afrodite foi uma das principais deusas da religiosidade dos gregos antigos e representava o amor, a beleza, a fertilidade, o desejo. Tinha forte relação com a sexualidade humana e era considerada a deusa mais bela entre todas as divindades gregas.

Afrodite

A deusa grega do amor, Afrodite, era uma das deusas mais populares da mitologia grega antiga e talvez fosse a mais bonita de todas. Ela não era apenas considerada um modelo da beleza, mas também era adorada como a divindade do amor e do desejo.

Dessa maneira, Gaia é a primeira entre as deusas gregas, sendo responsável por gerar o planeta, a natureza e os mares. Além disso, ajudou a gerar todos os outros deuses, incluindo Urano, com quem teve os filhos que ajudaram a moldar a mitologia.

Não existem dogmas, doutrinas ou credos. Não existe uma universidade que possa lhe conferir uma credencial para homenagear a deusa, no seu coração ou em público. Não existe uma Bíblia que lhe diga tudo o que você precisa saber e que restrinja o que você pode fazer.

Na mitologia egípcia, a Deusa-Mãe era representada na figura de Mut. O seu nome significa, em egípcio, “mãe” e era uma das principais deusas de Tebas, esposa de Amon e mãe de Khonsu.

A deusa da Fortuna – Tyche, na mitologia grega – associava-se à fertilidade, à agricultura e às mulheres. Frequentemente representada segurando uma cornucópia (vaso em forma de chifre cheio de flores e frutos), simbolizava a inconstância da sorte.

Hera

Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.

Tétis

Ela se chamava Tétis, palavra que em grego significa "ama, nutriz", sem dúvida porque é a deusa da água, matéria-prima que, segundo uma crença antiga, entra na formação de todos os corpos.

Sigel

Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni.

Nix é uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, conhecida como a personificação da noite. Não era uma deusa de grande relevância nos mitos, aparecendo neles poucas vezes, e também não tinha grande relevância na religiosidade. Os relatos de Hesíodo contam as origens dessa deusa.

Héstia

Deusa Héstia. Na mitologia grega, Héstia é a deusa sagrada do fogo que foi muito respeitada pelos deuses e os mortais.

Ártemis, a deusa das florestas e colinas, era adorada por toda a Grécia Antiga.

A deusa grega Afrodite é conhecida como a deusa do amor, beleza e sexualidade. Afrodite, filha de Zeus, significa "nascida do mar". A deusa da beleza é conhecida por seu charme e sedução, sempre ajudando seus amantes a superar os obstáculos.

Deusas da noite, rainhas da escuridão, guerreiras temidas, elas são as Deusas Negras. Temidas e, por vezes, odiadas, elas fazem parte da história do mundo e conhecer mais sobre elas revela um caminho de libertação das sombras do medo.

Continuar lendo