Quais são as 6 conjunções?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. As conjunções subordinativas ligam elementos dependentes entre si, havendo uma oração principal e uma oração subordinada.

Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia.

Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto. Alguns exemplos nos ajudarão a compreender melhor, perceba: Adoro conhecer novos lugares, entretanto, faz tempo que não viajo.

Conjunção é uma palavra invariável capaz de unir uma oração a outra ou unir termos semelhantes de mesmo valor sintático. Para entender esse papel, é importante lembrar que oração é a estrutura sintática que se organiza em torno de um verbo, e essa estrutura forma os períodos que são constituintes do texto.

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.

As conjunções têm a função de ligar palavras, elementos ou orações em um mesmo período, estabelecendo relação de sentido entre eles, que varia de acordo com o contexto. Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas.

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

São 5 as conjunções coordenativas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».