Quais são as 6 condições adversas?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

São um conjunto de circunstâncias perigosas ou inesperadas que oferecem risco de acidentes durante a viagem. Tais fatores são classificados em seis tipos: iluminação; tempo; via; trânsito; veículo; e condutor.

1. Situações adversas. Situações que não saem conforme planejado.

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

6- Condição adversa do condutor
Esta é a condição adversa mais perigosa, mas é também a mais fácil de ser evitada, pois trata- se do estado em que o condutor se encontra física e mentalmente no momento em que irá fazer uso do veículo no trânsito.

Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco. Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

22.7.1 Toda mina deve possuir plano de trânsito estabelecendo regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos e veículos compatíveis com a segurança, e velocidades permitidas, de acordo com as condições das pistas de rolamento.

Conhecimento. O primeiro elemento da direção defensiva é o conhecimento. Aqui, nós nos referimos ao conhecimento técnico, ou seja, ao domínio sobre diferentes questões que podem interferir na condução de um veículo. Por exemplo, para dirigir com segurança, é muito importante que você conheça a legislação de trânsito.

Os atos de imperícia são todos aqueles causados por inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática para a ação realizada. Especificamente no caso de condutores habilitados para tal e passaram por treinamento, a imperícia geralmente está associada à falta de prática na atividade.

6. Condições Adversas de Carga: é quando o transporte realiza-se por meio de cargas mal posicionadas, mal distribuídas ou mal embaladas/acondicionadas, o que gera riscos ao motorista do veículo e aos demais.

Dirigir alcoolizado, após ter utilizado um “rebite”, ou qualquer outra droga, mesmo que sejam remédios. Sono. Visão ou audição deficiente. Perturbações físicas (dores ou doenças)

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Na preventiva, o motorista pode antecipar riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente, ele trafega de acordo com a realidade apresentada.

Sua finalidade principal é manter o veículo parado quando este já se encontra imobilizado, seja com o motor ligado ou não, travando as rodas traseiras. Quando acionado, dispensa-se o acionamento do freio de serviço.

Distância de parada
Trata-se da distância que um veículo percorre desde que uma situação de risco foi identificada pelo condutor, ele decide parar e pisa no freio até o veículo estar completamente parado.

A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.

Com origem norte-americana, o trinômio é formado pelos 3 E´s: “Engenharia, Esforço Legal e Educação”.

Além da previsão, a habilidade e capacidade de condução são elementos básicos de um condutor de direção defensiva. É a destreza necessária para conduzir o automóvel da forma correta. Dessa forma, o condutor possui as habilidades fundamentais para executar manobras que garantam sua segurança e dos demais.

Em uma contextualização extremamente prática e resumida, o condutor do fio neutro, também conhecido como fio neutro, conta com uma diferença de 0 (zero) volts em comparação com o fio terra, o que isso quer dizer basicamente, é que não existe nenhuma distinção de um potencial entre estes dois tipos de condutores.