Quais são as 53 facções do Brasil?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Nordeste

  • Alagoas: PCC e CV;
  • Bahia: PCC, Katiara, Comando da Paz, Caveira, Bonde do Maluco, Mercado do Povo Atitude, Ordem e Progresso e Bonde do Ajeita;
  • Ceará: PCC, CV, Guardiões do Estado;
  • Maranhão: PCC, Bonde dos 40, PCM;
  • Paraíba: PCC, Okaida e EUA;
  • Pernambuco: PCC e Okaida;
  • Piauí: PCC;

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, número 1 do PCC, foi condenado a mais 30 anos de prisão. A condenação se refere a Operação Ethos, que investigou a criação de um núcleo jurídico da facção, conhecido como Sintonia dos Gravatas.

Boato sobre possível ligação entre o Água Santa e a organização criminosa PCC ganhou força após o clube de Diadema se classificar à final do Paulistão. Presidente do Água Santa, Paulo Farias negou a existência de ligação do clube com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso é ligado a facção Comando Vermelho e atualmente, estaria chefiando o tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense.

[1] A sigla RL é uma homenagem a “Rogério Lemgruber” (vulgo Bagulhão), um dos fundadores da Falange Vermelha, que posteriormente gerou o Comando Vermelho. Comprometo-me a contar a história das falanges e do Comando Vermelho em outras oportunidades, dando continuidade aos estudos das facções criminosas brasileiras.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

5. Tudo 2. Local dominado pela facção criminosa Comando Vermelho Rogério Lemgruber (CVRL), devido ao fato de sua sigla ser mais conhecida por CV (duas letras) e o V ser realizado com o sinal de dois dedos levantados (o indicador e o dedo médio).

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

Operação mirou liderança máxima do PCC
Em 2022, uma outra operação da PF mirou diretamente Marcola, liderança máxima do PCC.

Se, em 2013, após três anos e meio de investigações, o Ministério Público Estadual (MPE) concluiu que a facção se espalhava por 22 Estados, Distrito Federal, Bolívia e Paraguai, hoje o PCC se faz presente em todas as 27 Unidades da Federação e já tem bases também na Argentina, no Peru, na Colômbia e na Venezuela.

Há duas décadas combatendo as facções criminosas, o promotor paulista Lincoln Gakiya, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco), é o inimigo número 1 do Primeiro Comando da Capital.

No Pará, o PCC foi detectado em 2006, está bem estruturado e segmentado. Seu principal inimigo é o CV, já seu principal aliado é o Comando Classe A.

Grupos Inimigos:

  • Alagoas. BDL — Bonde dos Malucos.
  • Amapá UCA — União Criminosa do Amapá
  • Bahia. PCE — Primeiro Comando de Enápolis. PCI — Primeiro Comando de Itabuna. TG — Paulo TG.
  • Paraná Máfia Paranaense.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Lucas Hespanholeto, de 29 anos, foi autor do primeiro gol da história do Água Santa.

Paulo Korek Farias, presidente do clube de Diadema, concorda com a afirmação, mas também crê no time fazendo uma “grande partida” com o Palmeiras em sua primeira final de Campeonato Estadual.