Quais são as 5 vozes verbais?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

A voz ativa ocorre quando o sujeito é o agente, ou seja, quando ele pratica a ação expressa pelo verbo. Confira exemplos seguindo a estrutura sujeito agente + verbo na voz ativa: Ele escreveu o livro.

As vozes verbais costumam ser divididas em voz ativa, voz passiva (esta se divide em analítica e em sintética) e voz reflexiva.

A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.

A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.

Observe que, na frase a), temos um exemplo de voz ativa onde "Lucas" é o sujeito agente; ele praticou a ação de marcar o único gol do jogo. Já na letra b), temos um exemplo de voz passiva, onde "o único gol do jogo" é o sujeito paciente; ele sofre/recebe a ação de ser feito.

A voz passiva indica que o sujeito sofre ou recebe a ação do verbo. É uma das três vozes verbais, podendo haver voz passiva analítica ou voz passiva sintética. A voz passiva é uma das três vozes verbais.

a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O gato foi retirado da árvore pelo bombeiro.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Estrutura da voz ativa: Sujeito Agente + Verbo + Complemento verbal. Passiva: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o objeto da ação verbal, ou seja, o sujeito é paciente, pois sofre uma ação.

Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais.

O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.

As vozes masculinas também possuem três classificações principais, sendo elas: tenor, barítono e baixo.

Essa divisão aparece quando queremos cantar em coro e serve para delimitar a sua tessitura ou extensão vocal. Isso quer dizer descobrir a nota mais grave e a mais aguda que sua voz consegue reproduzir de maneira saudável e com qualidade.

Observe que o objeto direto será o sujeito da passiva, o sujeito da ativa passará a agente da passiva e o verbo ativo assumirá a forma passiva, conservando o mesmo tempo.

Voz passiva (passive voice) apresenta seu foco no sujeito paciente da frase. É bastante utilizada quando não destacamos ou omitimos o sujeito agente de uma oração. Passive voice (voz passiva) é muito comum em notícias de jornal, uma vez que as manchetes, frequentemente, omitem o doer (o agente) de uma ação.