Quais são as 5 virtudes?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

São elas: castidade, caridade, temperança, diligência, paciência, bondade/benevolência e humildade. Essas sete virtudes não correspondem às sete virtudes celestiais ou sete virtudes cristãs alcançadas pela combinação das virtudes cardinais e teologais.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

Se, por um lado, Deus infunde as três virtudes teologais no Batismo ou quando se recupera o estado de graça (por meio da confissão dos pecados mortais), o desenvolvimento dessas virtudes pelo homem seguem a ordem crescente de: primeiro, a fé; depois, a esperança; e, só então, a caridade.

“Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e a doutrina do sacerdócio destilar-se-á sobre tua alma como o orvalho do céu” (D&C 121:45).

O que é Virtude:
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.

O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.

Existem três virtudes básicas para a boa vitalidade de um ser humano: a fé, a esperança e o amor.

No cristianismo, uma exemplo de ordenação das sete virtudes em oposição aos sete pecados capitais em correspondência biunívoca foi do seguinte modo: contra a luxúria, castidade; contra a inveja, caridade; contra a gula, temperança; contra a preguiça, diligência; contra a ira, paciência; contra a avareza, liberalidade ( ...

Uma virtude é um traço de caráter que um ser humano precisa para florescer ou viv er bem. Note-se como essas premissas estabelecem uma conexão conceitual entre virtude e florescimento ou eudaimonía.

As 24 forças de caráter são criatividade, curiosidade, julgamento, amor pela aprendizagem, perspectiva, bravura, perseverança, honestidade, entusiasmo, amor, bondade, inteligência social, trabalho em equipe, justiça, liderança, perdão, humildade, prudência, autorregulação, apreciação da beleza e excelência, gratidão, ...