Quais são as 5 propostas básicas de Taylor?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle. RACIONALIZAÇÃO é o emprego de métodos científicos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e produtividade dos operários.

Taylor percebeu que a maneira como o trabalho era organizado era ineficiente, pois não gerava lucro. Com base nisso, começou a estudar formas de otimizar o rendimento dos trabalhadores, assim como procurar melhores estratégias para a gerência, para aumentar a produção e reduzir o tempo necessário para produzir.

Taylor estava à procura de métodos de trabalho que fossem comprovados cientificamente e pudessem ser aplicados a qualquer tipo de negócio. Ele também defendia que as pessoas deveriam ser admitidas e colocadas em cargos de acordo com suas aptidões e habilidades.

São cinco os princípios da Administração: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Na visão de Fayol, cada funcionário deve responder a somente um chefe, a fim de evitar confusões e conflitos internos. Dependendo da cultura da organização, esse princípio continua válido para manter a clareza na hierarquia e na avaliação dos colaboradores.

O Taylorismo busca aumentar a eficiência operacional do trabalho, extraindo o melhor rendimento de cada funcionário. Para isso, é elaborado um sistema de racionalização do trabalho, no qual cada trabalhador se especializa em uma etapa específica do processo produtivo.

O taylorismo foi um sistema de gerenciamento, calcado em metodologia científica, criado pelo engenheiro Fred W. Taylor. Na visão dele, a tarefa do gerenciamento fabril era determinar a melhor forma do trabalhador realizar se trabalho, providenciando ferramentas e treinamento apropriados e incentivos ao alto desempenho.

Taylor defendia que as decisões e o processo de controle das tarefas deveriam estar exclusivamente nas mãos da gerência e nunca nas mãos dos operários. Para isso, os gerentes deveriam aprender as funções com os subordinados, conhecendo assim os processos.

CONCLUSÃO SOBRE TAYLOR
Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais.

Taylor estabeleceu sua doutrina de administração com ênfase na visão do ser humano racional e social, motivado pelos ganhos financeiros e pelas relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho.

No livro Princípios da Administração Científica, Frederick Taylor propõe alguns princípios fundamentais para fazer a gestão científica:

  1. Planejamento. ...
  2. Seleção e preparo. ...
  3. Controle. ...
  4. Execução. ...
  5. Singularização das funções.

ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Ausência de trabalhos experimentais que comprovassem a teoria.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

As 6 teorias da Administração que todo estudante precisa conhecer

  • Administração Científica.
  • Teoria Clássica.
  • Teoria Burocrática.
  • Teoria das Relações Humanas.
  • Teoria Comportamental da Organização.
  • Teoria Contingencial.

Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Referente aos princípios de Direito Administrativo, destacam-se os elencados no art. 37, caput, da Constituição Federal, chamados de princípios explícitos ou basiladores da Page 5 Administração Pública, os quais são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esse artigo busca uma abordagem sobre os princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, estes expressos na Constituição Federal no caput.