Quais são as 5 principais estruturas de um sistema operacional?

Perguntado por: icaldeira4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Sincronização e comunicação entre processos e threads. Escalonamento e controle dos processos e threads. Gerência de memória. Gerência do sistema de arquivos.

O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.

Quais são as características de Sistemas Operacionais?

  • Gerenciam tarefas e recursos;
  • Controlam a entrada e saída de softwares;
  • São multitarefas;
  • Têm núcleo;
  • Têm mecanismos para garantir a proteção, administração e realocação dos recursos;
  • Contam com Kernel.

kernel

A parte mais importante do sistema operacional é o kernel, que entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware.

O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.” Sobell.

Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

  • Microsoft Windows. A empresa Microsoft desenvolveu o sistema operacional Windows em meados da década de 80. ...
  • Mac OS X. Este é o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. ...
  • Linux Ubuntu.

Tipos de sistema operacional
No caso de computadores e notebooks, os mais conhecidos são Linux, macOS, Windows e Chrome OS.

Lista dos sistemas operacionais mais usados no mundo

  1. Android (44,66%)
  2. Windows (27,92%) ...
  3. iOS (17,85%) ...
  4. macOS (5,37%) ...
  5. Desconhecidos/outros (2,29%) Continua após a publicidade. ...
  6. Linux (1,02% do mercado) Continua após a publicidade. ...

O sistema operacional é um software, ou um conjunto de softwares, que tem como papel gerenciar e administrar todos os recursos presentes em um sistema. Isso envolve desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até programas de terceiros. Ao fazer isso, ele garante a interface entre usuário e computador.

Um software pode se apresentar de várias formas, por isso se dividem em três categorias principais:

  1. Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ...
  2. Software de sistema. ...
  3. Software de aplicação.

Kernel. Explicação: Ele é o principal software dos sistemas operacionais, pois ele é responsável pela ligação entre o processamento de dados e o processador, por isso é considerado o cérebro do computador.

São, em suma, todos os periféricos conectados. Exemplos: impressoras, scanners, monitores, mouses, teclados, webcams, fones de ouvido, microfones, auto-falantes, cabos, unidades de armazenamento externas (HDs, cartões SSD, pendrives), projetores, joysticks etc.

processamento, saída e armazenamento.

Como o programa de inicialização mais importante do seu PC, a BIOS é o software integrado ao processador central do PC responsável por inicializar o sistema. Normalmente embutido em seu computador como um chip da placa-mãe, a BIOS funciona como um catalisador para as ações de funcionalidade do PC.

O que é o software:
O software é o responsável por fazer a máquina compreender e executar os comandos do usuário. É classificado como a parte lógica e imaterial, cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o dispositivo.

1.3.1 Objetivos de um Sistema Operacional

  • Executar programas de usuário para solucionar seus problemas mais facilmente;
  • Tornar o computador conveniente ao uso;
  • Utilizar o hardware de maneira eficiente;
  • Compartilhar os recursos de um sistema computacional entre os vários usuários.

Resumidamente, o sistema operacional tem a função de proteger a máquina do usuário e proteger o usuário da máquina. Um sistema de computação possui, normalmente, diversos componentes, como monitores, impressoras e discos rígidos.

A mesma tendência é observada no mercado brasileiro, onde o ranking de sistemas operacionais fica da seguinte forma: Android: 42,25% Windows: 37,07% iOS: 11,19%

Windows (74,73% do mercado)
O Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo.

GM-NAA I/O

O primeiro sistema operacional usado para um trabalho real foi o GM-NAA I/O, produzido em 1956 pela divisão de pesquisa da General Motors para o IBM 704. A maioria dos outros sistemas operacionais mais recentes para os mainframes da IBM também eram produzidos por clientes.