Quais são as 5 partes da árvore?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE.

Folhas. A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

A copa de uma planta refere-se ao total das partes aéreas de uma planta individual, incluindo caules, folhas e estruturas reprodutivas.

As árvores caracterizam-se por serem plantas lenhosas de grande porte que apresentam um caule do tipo tronco. O tronco das árvores não possui ramificações na parte inferior, a parte superior é folhosa e forma a chamada copa.

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

O número máximo de filhos em um nodo é chamado ordem da árvore. Uma árvore binária é aquela de ordem 2, i.e., em que cada elemento possui no máximo 2 filhos.

Como qualquer outro ser vivo, as árvores passam pelos quatro estágios cruciais de desenvolvimento: nascimento, crescimento, reprodução e morte, mas com algumas peculiaridades adaptativas que aumentam sua expectativa de vida.

Tronco: é um caule lenhoso, rígido e robusto que pode ser observado em árvores. Esse tipo de caule apresenta, geralmente, um eixo principal, e ramificações ficam concentradas em seu ápice. Haste: é um caule flexível, verde, fotossintetizante e não lenhoso.

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver.

Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

Tratava-se de uma madeira corante chamada ibirapitanga – árvore vermelha – pelos tupis, que com ela coloriam suas fibras de algodão.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS. PARA AS PLANTINHAS VIVEREM, CADA PARTE DELAS TEM QUE FAZER O SEU TRABALHO.

Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. Há dois tipos de raízes: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo.

A medula é o vestígio deixado no centro do tronco pela estrutura apical a partir da qual se desenvolveu o tronco da planta. Sem qualquer importância para a determinação da qualidade ou usos da madeira.

As árvores podem ser classificadas de acordo com sua origem, entre espécies nativas e exóticas ou introduzidas.

O caule é um órgão do corpo do vegetal que conecta as raízes até as folhas, garante a sustentação da planta e permite a elevação das folhas, flores e dos frutos. Alguns tipos de caule estão relacionados ainda com a reserva de nutrientes e a realização de fotossíntese.

Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.

A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.

Exemplos

  • Carvão Vegetal.
  • Lenha.
  • Pellets.
  • Celulose.
  • Papel.
  • Pisos Laminados.
  • Painéis de Madeira.
  • Biomassa.

Tudo começa quando a semente do fruto de uma árvore cai no chão. Lá dentro, protegido pela casca, está o embrião da futura planta. Ele se alimenta de uma reserva de nutrientes armazenada na semente e cresce com a ajuda da água retirada do solo.