Quais são as 5 gerações da Educação a Distância?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Quais são as 5 gerações de EAD

  • Utilização da correspondência para ensino;
  • A Rádio e TV começou a ensinar;
  • Universidade aberta – novo modo de organização da. educação com tecnologias de comunicação, para ter um. ...
  • Áudio e videoconferência – interação com um grupo em. ...
  • Internet – ensino online que tem classes virtuais e é

Segundo Vidal e Maia (2010), a primeira forma de ensino a distância foi aulas por correspondência, a escola responsável por isso foi a escola de línguas por correspondência, criada em 1856 por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit.

O principal marco da 5ª Geração do Ensino à Distância no Brasil foi a Portaria Federal n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que se diferenciou por trazer modificações, pela primeira vez, também na educação presencial.

A TERCEIRA GERAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: PRESENTE? geração de educação a distância que se caracteriza pelo uso de ambientes virtuais de aprendizagem, interativos. a internet e a videoconferência – prioriza os processo de comunicação.

O ensino a distância passou por cinco gerações distintas num processo evolutivo.

Trata-se do ensino por ambientes interativos, modalidade que surgiu no Brasil no final de 1980 com o uso de redes de comunicação interativas, como as redes de computadores, a Internet e os sistemas de videoconferência.

No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência.

Apesar de incorporar novas tecnologias, como o uso da televisão, de vídeo-aulas, audiocassetes e sistemas de telefonia, foi preservado o uso de materiais impressos para complementação dos estudos. Essa geração do ensino a distância é precedida pelo ensino por correspondência.

Nessa geração, a EAD foi muitas vezes denominada, nos EUA, de “estudo por correspondência” e “estudo independente”. A segunda geração foi impulsionada pelo uso de meios de comunicação de massa, como o rádio e a televisão, no final dos anos 1950.

A segunda geração da EAD utilizou material impresso, transmissão por televisão aberta e por rádio, cassetes de áudio e vídeo, interação professor-aluno por telefone ou nos centros de atendimento. O uso do telefone possibilitou contatos mais rápidos e diretos entre professores e estudantes.

Tataravó tem 94 anos | Metrópoles.

Resposta verificada por especialistas. A geração da EaD que foi marcada pelo uso das tecnologias e uso de recursos multimidiáticos foi: a 4ª geração; Explicação: A quarta geração também conhecida como Geração W é composta pelas pessoas que nasceram entre os anos de 1991 à 2000.

Segundo Gomes (2008) a evolução na EAD se dá em seis gerações distintas associados aos avanços tecnológico: Ensino por Correspondência; Tele-Ensino; Multimédia; E-Learning; M- Learning e Mundos Virtuais.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

A terceira geração teve início com a introdução de videotexto, do computador, da tecnologia multimídia, do hipertexto e de redes de computadores. Por último, a quarta geração tem como característica a utilização da rede no processo de ensino e aprendizagem.

A metodologia adotada pelo grupo Ser Educacional permite que a maioria das disciplinas seja cursada na modalidade online, porém os estudantes contam com polos de apoio presencial, em que a estrutura das unidades vai além de um espaço físico para as avaliações presenciais.

Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.394 de 1996, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.

A tecnologia e a mídia marcaram a evolução inovadora da EaD ao longo de cinco gerações, como propõe Moore e Kearsley (2007): 1ª. Geração (correspondência), 2ª. Geração (transmissão por rádio e TV), 3ª. Geração (universidades abertas), 4ª.

quarta geração. chegada do rádio e, mais tarde, da televisão, essas ferramentas passaram a ser utilizadas pela Educação a Distância.

A forma como surgiu o EAD remonta ao ensino no final do século XIX, que inovou com a utilização de correspondência postal para enviar materiais educacionais. No entanto, foi com o desenvolvimento da tecnologia que ele se tornou mais popular.