Quais são as 5 funções da contabilidade?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

As mais comuns são: contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade bancária, contabilidade fiscal, contabilidade governamental, contabilidade internacional, contabilidade imobiliária, contabilidade social, contabilidade rural, contabilidade de custos, contabilidade digital, auditoria contábil e ...

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial.

Registrar todas as movimentações financeiras de um negócio é a principal função de um profissional de Ciências Contábeis. Essas informações são inseridas em demonstrativos financeiros e balanços patrimoniais onde deve constar todos os ativos da empresa, custos, despesas e outros dados nesse sentido.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

No setor empresarial, o contador é o responsável pela saúde financeira e geralmente cabe a ele liberar os demonstrativos de resultados, faturamentos, balanço financeiro e até guia de pagamentos de colaboradores e funcionários e guias de impostos como ISS e ICMS.

Tanto para contadores como para as empresas, os princípios da contabilidade servem para que os registros contábeis ocorram dentro das regras. Dessa forma, é possível mensurar o patrimônio da empresa de maneira correta.

Contas patrimoniais
São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Para ser um bom contador, é preciso ter conhecimentos especializados na área contábil. Como por exemplo: tributos, obrigações acessórias, livros de registros, etc.

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

Atualmente, o contador é o especialista responsável pelo gerenciamento das atividades trabalhistas, contábeis, econômicas, tributárias e patrimoniais. Além disso, ele também desenvolve relatórios financeiros e de risco, e ajuda no controle de fluxo de caixa. Ou seja, o contador é o braço direito dos empreendedores.

O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis - caso em que também pode ser chamado de contador - ou então formado em curso técnico na área. Em geral, o termo designa profissionais que atuam no setor contábil, de forma ampla, como bacharéis, técnicos ou quaisquer outras funções semelhantes.

Muitas pessoas têm essa dúvida, afinal, são palavras parecidas e que ainda estão relacionadas ao mesmo setor. Para ser um contador, o profissional deve ser graduado como Bacharel em Ciências Contábeis. Por sua vez, o termo contabilista se refere aos profissionais que trabalham com Ciências Contábeis no geral.

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.

R$ 3.797,17

O salário médio de um Contador no Brasil é de R$ 3.797,17.

Nesse contexto, o contador é a peça-chave para o sucesso do negócio. É ele quem desenvolve e executa o planejamento tributário — ação que sistematiza e gerencia de forma mais profunda o enquadramento tributário e o correto recolhimento de tributos —, além de gerenciar os ativos e passivos da empresa.