Quais são as 5 funções da água?

Perguntado por: adias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Ana Josete, a ingestão hídrica traz vários benefícios ao nosso organismo: Auxilia o bom funcionamento dos rins, limpa o organismo, ajuda a não reter líquidos, desintoxica o organismo, aumenta a massa muscular, combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer.

A água é uma substância constituída por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio que estão unidos por meio de ligações chamadas de covalentes simples. A fórmula química da água é, portanto, H2O. A molécula de água é uma molécula polar e possui um formato semelhante a um V.

O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos).

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso.

A molécula de água tem a característica de ser considerada um solvente de diversos solutos e possibilitar as reações químicas nas células. A polaridade da molécula de água faz com que as forças de atração de outras moléculas polares sejam quebradas e seus íons separados, o que permite sua dissolução.

A água e os sais minerais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, participando de diversas funções vitais, como a manutenção da hidratação, equilíbrio eletrolítico, transporte de nutrientes e oxigênio, regulação da pressão osmótica e pH do sangue, entre outros.

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.

A água é o líquido mais importante que há no nosso planeta. Ela é essencial à vida, cobre 70% da superfície da Terra e representa 70% do peso do corpo humano. Mas, como veremos, a água de que precisamos para viver é um bem cada vez mais escasso e mais caro.

A importância da água no corpo
Ela é essencial ao corpo porque, sendo um poderoso solvente (substância que dissolve outras, permitindo que se distribuam), participa de praticamente todas as reações e processos do organismo, além de ser fundamental para o transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

Geralmente os alimentos que mais possuem água são de origem vegetal. A água constitui cerca de 93% do peso do agrião e da abobrinha, por exemplo. O tomate e a melancia apresentam, respectivamente, 95% e 92%.

Veja a seguir alguns alimentos e sua proporção de água:
Cenoura crua - aproximadamente 90% de água. Espinafre cru - aproximadamente 94% de água. Manga - aproximadamente 82 % de água. Melancia - aproximadamente 92% de água.

Previne o envelhecimento precoce da pele
A falta de água prejudica a sustentação e consistência das fibras de colágeno da pele, deixando-a flácida. Ao beber água, elas se renovam e funcionam da maneira correta.

Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo. Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem beber líquidos pode matar. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia.

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo.

Existem diferentes tipos de água, mas alguns merecem destaque, como a água salgada, salobra, doce, potável e destilada.

Ela realmente é melhor para se beber? Tanto a água mineral quanto a água filtrada são potáveis e benéficas à saúde. O Decreto-lei nº 7.841, de 8 de agosto de 1945, da Presidência da República, conhecido como Código de Águas Minerais, é que dispõe sobre as normas para a extração e o comércio deste tipo de bebida.

A água pode ser encontrada em estado sólido, físico e gasoso, a depender da densidade, do calor e de outras variáveis.

As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. Além disso, a sublimação também pode ocorrer em alguns casos.

Também conhecemos alguns exemplos que envolvem as mudanças de estados físicos da água: solidificação (líquido – sólido), fusão (sólido – líquido), vaporização (líquido – gasoso), condensação (gasoso – líquido), sublimação (sólido – gasoso) e ressublimação (gasoso – líquido).