Quais são as 5 fases do ciclo cardíaco?

Perguntado por: ereal9 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Quais são as fases do ciclo cardíaco?

  • Contração isovolumétrica;
  • Ejeção ventricular;
  • Relaxamento isovolumétrico;
  • Enchimento Rápido;
  • Diástase; e.
  • Sístole atrial.

O início do ciclo cardíaco sequando os átrios estão em diástole (“se enchendo” – o músculo cardíaco está relaxado), os ventrículos acabaram a sístole (contração do músculo cardíaco e ejeção do sangue) e as válvulas atrioventriculares estão fechadas.

Fase a: SÍSTOLE ATRIAL
Esse é o momento da contração atrial, ou seja, da sístole atrial (pressão nos átrios = 5mmHg). Ela se inicia a partir de uma atividade elétrica (onda P) a qual é gerada e procedida de um momento de estresse, no qual há a transformação do estimulo elétrico em estímulo mecânico.

Na definição, a sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.

O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares.

O controle da atividade cardíaca é feito sistema nervoso simpático e parassimpático, que inervam de forma abundante o coração (GUYTON; HALL, 2006). O nó SA está localizado na parede posterior do átrio direito, onde a veia cava chega ao coração. O nó AV está na porção inferior do septo interatrial.

O coração bombeia o sangue. leia mais para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.

O primeiro som cardíaco, ou B1/S1, é causado por um bloqueio súbito do fluxo reverso do sangue devido ao fechamento das valvas atrioventriculares, valva mitral e valva tricúspide, no início da contração ventricular, ou sístole.

O primórdio do coração é observado no 18º dia de desenvolvimento na área cardiogênica. O acúmulo de células mesenquimais esplâncnicas ventrais ao celoma pericárdico leva à formação dos cordões angioblásticos, que se canalizam e formam os dois tubos endocárdicos.

Durante um ciclo cardíaco, todas as quatro câmaras do coração passam por um período de contração, chamado sístole, e um período de relaxamento, chamado diástole. Como resultado da contração e relaxamento cíclicos dos ventrículos, a pressão arterial nos circuitos pulmonares e sistêmicos sobe e desce.

A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar.

Quanto mais o coração se contrai, maior é a pressão sistólica. Já a pressão arterial diastólica (PAD) ou “pressão mínima” ocorre no início do ciclo cardíaco e se refere à capacidade de adaptação ao volume de sangue que o coração ejetou.

É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

Durante um ciclo cardíaco, todas as quatro câmaras do coração passam por um período de contração, chamado sístole, e um período de relaxamento, chamado diástole. Como resultado da contração e relaxamento cíclicos dos ventrículos, a pressão arterial nos circuitos pulmonares e sistêmicos sobe e desce.

O sangue arterial é oxigenado pelos pulmões e distribuído pelo coração para o corpo; o sangue venoso, rico em gás carbônico, retorna ao coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior e chega ao átrio direito.

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

Artérias são vasos sanguíneos que garantem o transporte de sangue sob alta pressão do coração para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.

Circulação coronariana. O coração precisa também de sangue oxigenado para seu adequado funcionamento. O suprimento arterial do coração é realizado por duas artérias, as artérias coronárias direita e esquerda.

Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos. O período sistólico e o período diastólico.