Quais são as 5 etapas do planejamento?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

No entanto podemos afirmar que a estratégia é formada por cinco fases principais: (1) Definição do negócio, (2) Identidade organizacional (missão, visão e valores), (3) Diretrizes estratégicas, (4) Inciativas (projetos e planos de ação), (5) Performance (processos).

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

A primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico é a análise do ambiente externo e interno.

Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Conheça os 5 pilares do Planejamento Estratégico

  1. Onde estamos: análise do ambiente externo. ...
  2. Quem somos: análise do ambiente interno. ...
  3. Aonde queremos chegar: os objetivos principais da empresa. ...
  4. Como vamos chegar: o plano estratégico. ...
  5. Ajustes de rota: ações corretivas e melhorias no plano.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

O processo de planejamento da estratégia deve ter início a partir da definição da missão e objetivos da empresa. Uma vez sabendo onde se quer chegar, o próximo passo deverá ser definir como chegar até lá, ou seja, a definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais objetivos!

Definição dos objetivos; avaliação da situação atual; desenvolvimento de cenários futuros; análise e escolha entre as alternativas; implementação e avaliação do plano e dos resultados alcançados.

Tomemos como exemplo uma pessoa que deseja correr uma maratona. Para isso, ela vai ter que traçar um planejamento. O objetivo é participar da corrida e completar os seus 42 Km. Já as metas serão entendidas como o planejamento de marcos que possa tornar possível o seu desejo.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

O planejamento busca a realização de alguns objetivos, em função dos quais são definidos os meios. É um processo intencional de obtenção de situações desejadas. Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações.

O planejamento proporciona os seguintes benefícios:

  • Favorece a comunicação. ...
  • Permite planejar os investimentos. ...
  • Protege contra as mudanças do mercado. ...
  • Melhora a tomada de decisão. ...
  • Ajuda a empresa se fortalecer. ...
  • Funciona como vantagem competitiva.

Estratégia: método estabelecido para se atingir o objetivo; Tática: define uma sequência de passos para colocar ações em prática; Meta: marco para avaliar se a tática, estratégia e objetivo estão sendo realizados; Métrica (ou indicador ou KPI): unidades de medida para avaliar o desempenho.

A definição dos objetivos é umas das etapas mais importantes do planejamento. Cabe à empresa definir onde ela quer chegar. É preciso saber quais resultados quer alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos.

O principio da contribuição aos objetivos; O principio da precedência do planejamento; O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.

As pessoas que constroem ou reformam com sucesso, conhecem e colocam em prática os cinco pilares de uma obra bem sucedida.

  1. Investir no Projeto. ...
  2. Planejar toda a Obra. ...
  3. Contratar mão-de-obra especializada. ...
  4. Conhecer os fornecedores de materiais. ...
  5. Gestão de prazo, custo e qualidade.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.