Quais são as 5 etapas da abordagem primária?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

Abaixo são descritas cada uma das etapas:

  • A (airway) Via aérea e coluna cervical. ...
  • B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  • C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  • D (disability) Exame neurológico. ...
  • E (explosure) Exposição e controle térmico.

Na realização da avaliação primária na Atenção Básica, pode se utilizar o Suporte Básico de Vida (reconhecimento e correção imediata da falência dos sistemas respiratórios e/ou cardiovascular por meio de manobras não invasivas) e o Suporte Avançado de Vida (realização de procedimentos invasivos ventilatórios e ...

1 – O que é o ABCDE do trauma? Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

Caso a vítima esteja consciente, pergunte como ela se chama, quem é ela, qual a sua idade, se ela é residente da cidade, o que aconteceu e, ainda, se ela permite, autoriza o seu atendimento. Observe se a vítima responde às suas perguntas, chame-a em um tom alto o suficiente para ela ouvir.

A abordagem primária é realizada em duas fases: 1)Abordagem primária rápida; 2) Abordagem primária completa. É a avaliação sucinta da consciência, respiração e circulação.

No D, são feitas análises do nível de consciência, tamanho e reatividade das pupilas, da presença de hérnia cerebral e dos sinais de lateralização, bem como do nível de lesão medular. Nessa fase, o objetivo principal é minimizar as chances de lesão secundária pela manutenção da perfusão adequada do tecido cerebral.

O ABCDE do trauma é uma abordagem sistematizada, a triagem que deve ser empregada no atendimento a pacientes durante urgências e emergências no trauma. Cada letra do acrônimo ABCDE corresponde a uma avaliação a ser realizada nesse atendimento, que deverá seguir uma ordem específica.

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo. O protocolo de trauma foi desenvolvido por um médico ortopedista chamado Jim Styner, após um acidente com sua família.

Baseado nos princípios da prevenção de lesões, o atendimento da vítima traumatizada pode ser dividida em 3 fases: pré- impacto, impacto e pós-impacto.

Quais são as seis regras fundamentais de primeiros socorros? Em casos de acidentes, as principais regras são: manter a calma, avaliar a situação, não oferecer nada para a vítima, estancar o sangramento, verificar se ela está respirando e retirar todos os acessórios possíveis.

Os procedimentos realizados durante a avaliação são:

  • via área,
  • ventilação,
  • circulação,
  • incapacidade.
  • e exposição/controle do ambiente.

ABCDE do trauma: tudo que você precisa saber

  1. Como começar a conduzir o caso?
  2. A: Via aérea com proteção da coluna cervical.
  3. B: Ventilação e respiração.
  4. C: Circulação com controle da hemorragia.
  5. D: ...
  6. E: Exposição/controle do ambiente: despir completamente o doente, mas prevenindo a hipotermia.
  7. É isso!

A avaliação secundária compreende a etapa sequencial do atendimento inicial da vítima traumatizada.

Objetivos da avaliação primária:
Tem como objetivo avaliar rapidamente as funções vitais e o risco de morte da vítima.

SBV — diz respeito a manobras não invasivas para a manutenção da vida e prevenção de lesões irreparáveis; SAV — manobras invasivas específicas e mais complexas para o tratamento de agravos à saúde.

Tendo se aproximado da vítima, comece o exame primário, atentando-se primeiramente aos sinais vitais – respiração e circulação. Para isso, use o ABC da Vida. O ABC da Vida consiste em Vias Aéreas (do Inglês, Airway), Respiração (Breathing) e Circulação (Circulation).

— Em vítimas inconscientes, deve-se tentar acordá-la e, não tendo resposta, deve-se iniciar um estímulo doloroso. Para realizar esse estímulo, deve-se, procurar o osso externo no peito da vítima, fechar a nossa mão e fazer uma leve compressão. Caso a vítima esteja consciente, ela reagirá a esse estímulo.