Quais são as 5 dobras cutâneas?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

As dobras cutâneas que aparecem com maior frequência na literatura e que atendem às necessidades da grande maioria das equações preditivas de gordura corporal são: tríceps (TR), subescapular (SB), bíceps (BI), axilar média (AM), torácica ou peitoral (TX), supra-ilíaca (SI), supra-espinal (SS), coxa (CX) e panturrilha ...

Quais são os tipos de dobras cutâneas mais comuns? A literatura especializada menciona a existência de aproximadamente 93 possíveis locais anatômicos onde a medida de uma dobra cutânea pode ser realizada. No entanto, para agilidade do processo, na maior parte dos protocolos, utiliza-se de dois a nove locais de medidas.

Fórmula de Peterson et al. (2003) (modelo de 4 compartimentos): Determina a porcentagem de gordura corporal em adultos (de 18 a 55 anos). Depende do peso atual, da idade, da altura e das dobras cutâneas tricipital, subescapular, suprailíaca e da coxa.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa.

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...

Dobra cutânea tricipital
O ponto tricipital deve ser marcado no lado posterior do braço, na linha média do músculo tricipital, no ponto médio entre o acrômio e o rádio. A dobra cutânea tricipital deve ser pinçada verticalmente (paralela ao comprimento do braço).

Em resumo, o método de Pollock com 3 dobras é adequado para avaliações rápidas e não profissionais e o método de 7 dobras é o mais preciso e completo. A escolha do método dependerá do contexto, dos recursos disponíveis e dos objetivos da avaliação da composição corporal.

A Dobra Cutânea Abdominal é medida aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal; exceto segundo proposta de LOHMAN (1988), que realiza a medida transversalmente.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Em seguida, deve-se inserir os valores obtidos na fórmula desenvolvida por Jackson-Pollock: Densidade corporal = (0.29288 x soma das dobras) – (0.0005 x quadrado da soma das dobras) + (0.15845 x idade) – 5.76377.

As dobras cutâneas são medidas para avaliação da gordura corporal, seus resultados são aplicativos em diversas fórmulas e protocolos para definição do percentual de gordura. Esse método de avaliação é conhecido como indireto.

As dobras cutâneas são bastante utilizadas no consultório durante o atendimento nutricional para avaliar e acompanhar a reserva de gordura do paciente. Uma das maneiras mais utilizadas para o cálculo da composição corporal ainda é a aferição das dobras cutâneas com o adipômetro.

Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indiretos e duplamente indiretos.

Sendo assim, as medidas antropométricas, como peso e altura, são dados que servem para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano.

Tipo 1 – Projetos para o tipo médio; Tipo 2 – Projetos para indivíduos extremos; Tipo 3 – Projetos para faixas da população; Tipo 4 – Projetos individuais.

para calcular o percentual de gordura:

  1. Cálculo da Densidade Corporal para 7 dobras (Pollock 7 dobras):
  2. Cálculo do percentual de Gordura Corporal:
  3. G% = [(4,95 / DENS) – 4,50] x 100.
  4. Siri, 1961.

O protocolo de FAULKNER (DE ROSE, 1984) descreve o procedimento do somatório das qua- tro dobras cutâneas, a partir da utilização da fór- mula de YUHASZ: % de Gordura = S4medidas x 0,153 +5,783.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.