Quais são as 5 dicas para se sair bem nos processos seletivos?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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5 dicas pra se dar bem em um processo seletivo

  1. 1 – Saiba falar sobre os seus defeitos! ...
  2. 2 – Seja sincero! ...
  3. 3 – Falar e escrever bem é essencial! ...
  4. 4 – Evite gírias e vícios de linguagem. ...
  5. 5 – Trabalhe bem em grupo.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Uma das fases prévias e mais importantes de um processo seletivo, sem dúvidas é a definição do perfil do candidato para uma determinada vaga de emprego. Essa definição auxilia o recrutador a encontrar o profissional mais alinhado com uma vaga.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  1. Esquecer de anexar o currículo.
  2. Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo.
  3. Não pesquisar a empresa.
  4. Falta de pontualidade.
  5. Testes ou informações pendentes.
  6. Roupas inadequadas.

O planejamento é a base para um processo seletivo de sucesso. Aqui você deverá definir desde como será a vaga que está sendo aberta, quais meios de atração serão utilizados, até como será feita a seleção. Antes de tudo, é necessário identificar e avaliar a necessidade da vaga.

Antes de te apresentar quais são as etapas de um processo seletivo, queremos relembrar alguns pontos importantes sobre o assunto. O primeiro deles é que todo processo voltado para a contratação de novos talentos é marcado por dois momentos principais, que funcionam como etapas macro: o recrutamento e a seleção.

8 dicas de como se destacar em um processo seletivo

  1. Capriche no currículo.
  2. Verifique se a vaga é para você
  3. Saiba vender sua imagem.
  4. Seja verdadeiro.
  5. Busque informações sobre a empresa.
  6. Tenha uma boa comunicação.
  7. Aprenda a trabalhar em equipe.
  8. Tenha foco na hora dos testes.

Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma avaliação que ocorre por meio de entrevistas, testes de competências e fit cultural.

O profissional de RH não deve deixar os seus preconceitos falarem mais alto do que o processo seletivo em si. Seja ao realizar a triagem dos currículos, seja durante a entrevista, o candidato não deve ser escolhido pela aparência, empatia ou, ainda, porque é alguém conhecido.

1 – Respostas curtas, como “Não”, “Sim”, “Claro” e “Aham” Antes de tudo, a entrevista é uma conversa em que o interlocutor vai conhecer melhor cada candidato e o profissional tem a chance de saber mais sobre a empresa, e não existe diálogo se uma das pessoas é monossilábica.

Dentre as principais funções do RH estão o gerenciamento de conflitos entre empregador e empregados, a gestão em relação à segurança física e moral dos colaboradores (questões como assédio, racismo, sexismo, etc.), a adoção de normas e legislação, o recrutamento e a seleção de novos colaboradores, tal como os ...

Utilizar no processo de contratação de empregados a consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

Um bom entrevistador deve possuir uma boa cultura geral, um raciocínio rápido e uma percepção aguçada sobre o comportamento humano. Durante a entrevista, devem ser eliminadas todas as influências negativas como quaisquer tipos de preconceitos culturais, sociais, de sexo, cor, etc.

Comparamos quanto que o candidato atribui de valor às suas conquistas e habilidades com a percepção de outras pessoas”. Como os recrutadores, geralmente, têm alguma experiência com o tipo de perfil, vaga, faixa etária ou expertise, é fácil saber o que é ou não relevante dentre as conquistas apresentadas.

Localização, estrutura e conforto das instalações da empresa. Flexibilidade de horários, férias, folgas e outros benefícios não financeiros. Possibilidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Cultura de respeito e apoio entre colegas de trabalho e gestores.

Plano de carreira: Como impressionar seu chefe em 6 passos

  1. Tome a iniciativa. Não acredite que o seu esforço limite está em fazer o seu trabalho. ...
  2. Conecte-se com o que ele(a) acredita. ...
  3. Procurem pela solução juntos. ...
  4. Tenha opiniões embasadas. ...
  5. Chegue preparado(a) ...
  6. Não fuja do feedback.