Quais são as 5 dicas para o jovem no mercado de trabalho?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Emprego: 10 passos para o jovem entrar no mercado de trabalho

  • 1 – Se prepare para os desafios do mercado de trabalho. ...
  • 2 – Procure por uma boa formação profisisonal. ...
  • 3 – Faça um bom networking profissional. ...
  • 4 – Desenvolva suas soft skills. ...
  • 5 – Fortaleça sua presença na internet. ...
  • 6 – Aprenda constantemente.

Disponibilidade de vagas de emprego
Essa alta procura por algumas profissões específicas pode fazer com que as vagas disponíveis para determinada área acabem sendo mais concorridas. Sendo assim, pesquisar profissões que estejam aquecidas no mercado de trabalho é uma excelente ideia para facilitar a escolha dos jovens.

Proatividade
Além da versatilidade, o que as empresas esperam dos jovens profissionais é que eles tenham a sensibilidade de identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão, e, a partir daí, desenvolvam a proatividade.

Inteligência emocional, autonomia, pensamento crítico e comunicação são alguns exemplos dessas habilidades tão valorizadas no mercado de trabalho. Como são habilidades relacionadas ao comportamento humano, algumas pessoas têm mais facilidade para colocá-las em prática.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

A continuidade do trabalho em home office, a valorização de competências comportamentais e a alfabetização digital são algumas das tendências apontadas para o mercado de trabalho brasileiro em 2022 pela Robert Half e pelo seu diretor geral, Fernando Mantovani. Confira as principais e comece o ano mais bem preparado.

Para isso, é preciso levar e conta dois aspectos: Autoconhecimento: é saber quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas. Mercado de Trabalho: analisar o mercado ajuda a encontrar um caminho de sucesso dentro da profissão que você escolheu.

8 dicas para se dar bem no trabalho novo

  1. Tenha muita calma. ...
  2. Seja bastante gentil. ...
  3. Tenha equilíbrio. ...
  4. Demonstre disponibilidade. ...
  5. Entenda a cultura da empresa. ...
  6. Faça (muitas) perguntas. ...
  7. Seja claro e busque respaldo. ...
  8. Busque todas as informações.

O mercado de trabalho é dividido em dois tipos: formal e informal. A principal diferença entre eles é a presença ou a ausência de relações trabalhistas.

7 competências mais exigidas no mercado

  • Agilidade na tomada de decisão.
  • Espírito empreendedor.
  • Foco em resultados.
  • Orientação para custos.
  • Resiliência.
  • Senso de urgência.
  • Visão sistêmica.

Investir na formação de jovens, portanto, pode ser a melhor alternativa para mudar o cenário atual do desemprego no Brasil. Oferecer a eles cursos que contemplem os conhecimentos exigidos na hora da contratação é uma maneira de garantir a esses jovens oportunidades reais de capacitação.

4 principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho
Apresentar suas competências comportamentais (mesmo sem ter experiência profissional); Encontrar empresas que deem match com seu propósito (seleção por valores, já ouviu falar?); Lidar com a ansiedade (infelizmente nem todas as respostas são imediatas);

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão (exemplo: oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração) e, se possível, ter contato com profissionais que já atuam na profissão almejada.

Na escola, uma maneira interessante de abordar boa parte das profissões é promovendo feiras e palestras que trazem profissionais de diferentes áreas para compartilhar com os alunos as suas experiências e práticas diárias.

Características do novo perfil do trabalhador
Ter experiência no segmento em que atua; Ter habilidade para trabalhar em equipe e ser produtivo; Ter boa comunicação e se esforçar para estar atualizado em sua área de atuação; Ter capacidade de planejamento, e utilizar isso em relação à sua própria carreira.

Você pode se oferecer para trabalhar em ONGs, associações e entidades que fazem caridade, por exemplo. Dessa forma, além de fazer bem ao próximo, você também ganha experiência e, posteriormente, poderá ter mais chances de ser contratado e conseguir um bom emprego. Porém, fique atento para não ser explorado!