Quais são as 5 características essenciais para quem trabalha com pós venda?

Perguntado por: ujesus7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos
  • Mantenha contato e um bom relacionamento com seus clientes.
  • Tenha ferramentas para realizar um bom follow up.
  • Desenvolva estratégias de upsell e cross sell.
  • Realize todas as entregas em dia.
  • Esteja sempre em busca de melhorar a sua solução.

Realiza contato e visitas aos clientes, verifica a qualidade dos produtos ou serviços contratados, identifica suas necessidades e acompanha reclamações e dúvidas até a solução, com objetivo de estreitar o relacionamento e desenvolver ações de melhorias.

Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele e gerando ganhos para a marca. Diferentemente do que muitas marcas pensam, a jornada do consumidor continua depois de concretizar a compra.

6 Passos para sua Empresa Implementar um Pós-Venda de Sucesso

  • Ofereça várias formas de contato.
  • Seja proativo.
  • Lembre-se do cliente em datas importantes.
  • Mensure a satisfação.
  • Ofereça conteúdo de qualidade.
  • Sua empresa sempre pode melhorar.

As técnicas infalíveis de pós-venda são: follow-up; parcerias com outras empresas; honrar seus compromissos; lançamentos de produtos e ofertas; e presentear em momentos especiais. No pós-venda você consegue fidelizar o cliente e ainda oferecer novos serviços, ou seja, é uma forma de vender mais.

Pós-venda é o conjunto de ações realizadas por uma empresa após o consumidor finalizar uma compra, incluindo o atendimento prestado, as comunicações enviadas e a oferta de novos produtos e benefícios.

O pós-venda inclui seu atendimento ao cliente e suporte. Também inclui como você entra em contato com o cliente depois da compra, sua pesquisa de satisfação e como você lida efetivamente com reclamações.

Crie campanhas com descontos exclusivos para clientes. Por exemplo, após a primeira compra, crie um cupom de desconto válido para qualquer produto, por tempo determinado. Uma boa estratégia, também, é verificar o histórico de compras do cliente, com um CRM, oferecendo descontos para produtos relacionados.

5 ferramentas para o seu marketing pós-venda

  • E-mail Marketing. Lembra o que eu falei sobre a ligação? ...
  • Blog. Criar conteúdos especiais e exclusivos para o seu público é uma ótima forma de demonstrar relevância e, principalmente, expertise. ...
  • Redes Sociais. ...
  • Eventos. ...
  • Pesquisa de satisfação.

Encantar o cliente oferecendo-lhe uma experiência diferenciada aumenta as chances dele realizar novas compras. Além disso, atender bem pode fazer com que o consumidor até mesmo se torne um promotor da sua marca no futuro.

5 dicas do que não fazer em seu pós-venda

  • Deixar de disponibilizar canais de contato para os clientes.
  • Falta de organização dos processos de pós-venda.
  • Indisponibilidade do atendimento.
  • Falta de informação do status de compra.
  • Não ter empatia pelo seu cliente.

Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial. Ele deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível.

As 5 etapas essenciais em um processo de vendas

  • Etapa 0 – Gerar leads. ...
  • Etapa 1 – Prospecção. ...
  • Etapa 2 – Qualificação dos leads. ...
  • Etapa 3 – Expor a solução. ...
  • Etapa 4 – Negociação. ...
  • Etapa 5 – Contrato.

Os cinco passos da venda

  • Aborde o cliente corretamente.
  • Descubra as necessidades do cliente.
  • Ofereça uma solução.
  • Feche a venda.
  • Conclua a venda e faça um acompanhamento.

Como fazer um planejamento de vendas: passo a passo

  • Estabeleça objetivos e metas.
  • Defina suas estratégias.
  • Crie uma lista de ações.
  • Considere os obstáculos que terá e como resolvê-los.
  • Invista em desenvolvimento pessoal.

Você sabe o que é pós-venda? A prática consiste no acompanhamento do cliente após o primeiro processo de compra pelas equipes de Marketing e Vendas de uma organização. O processo tem como norte colocar o consumidor continuamente fidelizado e íntimo da marca para que ele volte a fazer novas compras.

Qual é o melhor método para aplicar o pós-venda? Dentre os principais exemplos de pós-venda, estão: follow up, programas de fidelização, estratégias de upsell e cross sell, datas comemorativas e lançamentos de novos produtos.