Quais são as 5 características do senso comum?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

O conhecimento do senso comum não é questionador, ou seja, apenas determina o motivo, mas não traça os caminhos que levaram a determinada conclusão. Já o conhecimento científico se destina a decifrar e entender todos os processos e etapas de uma ideia ou teoria, a partir do uso de métodos científicos.

Explicação:São características do Conhecimento de Senso Comum, exceto: Subjetividade: Baseia-se nas próprias impressões, valores para lidar com fatos. ...

São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como, por exemplo: Carolina é uma menina amável. Sua principal característica pessoal é a gentileza, sempre com palavras doces e disposta a ajudar os outros todo o tempo.

A principal característica do senso comum diz respeito ao fato de ser assistemático, já que implica no fato de não ser baseado em nenhum tipo de método científico (Alternativa A).

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas.

O senso comum surge a partir da observação e repetição e é formado por hábitos, preconceitos e tradições. Ele não tem nenhuma comprovação ou teste que garanta sua veracidade. Por incrível que pareça, comumente passado de geração para geração ele está presente no nosso dia a dia.

O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade.

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive.

Geral: busca-se a unidade nos fatos, permitindo elaborar leis e teorias que descrevam situações gerais. Explicativa: deve explicar fatos e responder perguntas (deve ser útil). Preditiva: possibilita previsões, confere previsibilidade, pois que busca compreender “leis” do funcionamento das coisas.

O bom senso assume a precariedade e a impureza das soluções de compromisso. O senso comum é cheio de certezas e já não implica em reflexão, mas numa aderência a ideias que circulam e se espalham como uma onda.

Ou seja, alguém que tem senso crítico é alguém que questiona as coisas com frequência e busca tirar suas conclusões depois de se informar sobre o assunto, alguém que não aceita qualquer afirmação como absoluta.

Então, para sair do senso comum você precisa trazer referências para o seu texto, mas que sejam coesas com sua argumentação, ou seja, que case com suas ideias e que contribua para que seu texto fique ainda mais interessante. Para conseguir sair do senso comum você não pode ter medo de ousar.

As características físicas podem incluir a cor, forma, tamanho, textura, entre outras propriedades tangíveis de um objeto. Já as características comportamentais podem incluir traços de personalidade, habilidades, padrões de comportamento e reações a situações específicas.

São características que se aplicam a qualquer matéria, independente da sua constituição. São características exclusivas de determinada matéria que a diferencia das demais.

Características pessoais são aquelas relacionadas à personalidade e ao modo de agir de cada indivíduo nos mais diversos ambientes, o que inclui a interação social e profissional.

Senso comum - conhecimento sobre as coisas que fazem parte do nosso dia a dia. bom senso - uso do conhecimento pra fazer boas escolhas. sabedoria - acumulo de conhecimento.

O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.

Graças ao pensamento crítico, nos recusamos a aceitar as coisas de primeira, e examinamos e verificamos tudo antes de declarar que é verdade. Isso nos ajuda a ir além das primeiras impressões de qualquer sujeito, para tentar formar julgamentos racionais e imparciais.

A partir do senso comum, a sociedade humana deixa de depender apenas do instinto para a sobrevivência, e se abre caminho para a transmissão do aprendizado decorrente do meio entre gerações de forma não-genética.