Quais são as 5 capacidades físicas mais utilizadas?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

E o treinamento de força sempre vem em primeiro lugar. Independente do esporte, todos nos beneficiamos e muito do treinamento de força. Mesmo atletas de provas longas como ciclistas, corredores e maratonistas (e ultramaratonistas) melhoram muito com o trabalho de força.

Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).

As capacidades físicas podem ser assim definidas: FORÇA: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. Por exemplo, atletas de levantamento de peso e lutadores. RESISTÊNCIA: Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga.

Dividem-se em equilíbrio, coordenação, agilidade e ritmo. A seguir apresentamos as definições das capacidades físicas condicionais: A resistência, velocidade, força muscular e flexibilidade. ROTEIRO DE AULA Conversa inicial As capacidades físicas são classificadas em condicional e coordenativa.

Ou seja, são as condições internas que cada organismo possui para realizar as atividades físicas, e que podem ser melhoradas por meio de treinamento e preparação. Referimo-nos a capacidades como flexibilidade, força, resistência, velocidade, equilíbrio, tempo, entre outros.

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Ser capaz, ou seja, ter capacidade é a qualidade com que alguém seja apto par desenvolver certas atividades, por exemplo: um eletricista tem a capacidade para trabalhar com a corrente elétrica e fazer conexões que levam eletricidade.

- Definições: equilíbrio é a capacidade de manter o corpo estável no espaço (importante para ficar em pé, andar, correr, movimentar, ao realizar os diversas práticas corporais); flexibilidade é quando há uma amplitude grande de movimentos (sua importância tem relação à saúde das pessoas, aos esportes e ainda evita que ...

Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva. Força Dinâmica é aquela que o corpo tem em movimento.

A força, a velocidade, a resistência, a flexibilidade e a coordenação são as principais capacidades envolvidas na prática de atividades físicas desportivas.

Quais tipos de exercícios físicos o corpo precisa?

  • Exercícios de resistência aeróbica, também conhecidos como exercícios aeróbicos.
  • Exercícios de resistência muscular localizada.
  • Exercícios de flexibilidade.
  • Exercícios de força.
  • Exercícios de agilidade.

Equilíbrio, Coordenação, Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

A condição muscular apropriada proporciona maior capacidade para realizar as atividades da vida diária, com mais eficiência e menos fadiga. Permite realizar atividades esportivas com melhor desempenho e menor risco de lesões e ajuda a manter a postura corporal correta.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.