Quais são as 5 áreas da administração?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

5 áreas da Administração que estão em alta

  • Auditoria. Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. ...
  • Consultoria. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Finanças. ...
  • Comércio exterior.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.

A área de finanças costuma oferecer altos salários para os administradores. É comum encontrar profissionais da área financeira de bancos e outras empresas públicas e privadas que ganham um salário médio entre R$10 mil e R$20 mil por mês.

O que se estuda em Administração. Quem entrar em Administração vai encontrar uma grade curricular bem diversificada, que inclui matérias sobre Direito, Economia, Sociologia, Psicologia, Matemática e Contabilidade. O estágio, obrigatório, promove o encontro do aluno com as diversas realidades da profissão.

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeJunior
Grande EmpresaR$ 3.944,53R$ 4.930,66
Média EmpresaR$ 3.034,26R$ 3.792,82
Pequena EmpresaR$ 2.334,04R$ 2.917,55

R$ 3.388,68

O salário médio de um Administrador no Brasil é de R$ 3.388,68. Os estados onde a profissão de Administrador têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial/NGP.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O papel do administrador é coordenar as atividades realizadas por quem faz parte de uma empresa, para que sejam atingidas as metas estabelecidas. Por esta razão, o curso de Administração pertence às Ciências Humanas. O foco da carreira de um administrador é manter a empresa funcionando e com bom desempenho.

A Organização da Administração é a estruturação das pessoas, entidades e órgãos que irão desempenhar as funções administrativas; é definir o modelo do aparelho administrativo do Estado. Essa organização se dá normalmente por leis e, excepcionalmente, por decreto e normas inferiores.

O que é o setor administrativo
Esse setor é a base do planejamento e estratégia de negócios da empresa. Geralmente, essa base é composta por sócios e outros setores responsáveis pelo bom andamento financeiro e comunicativo da empresa.

As médias salariais nas duas profissões também não são muito diferentes. O valor fica em torno de R$ 3.350,00 na área de Recursos Humanos e chega a R$ 4.200,00 na de Administração.

Nesse sentido, o profissional formado pode atuar em inúmeros setores e mercados, seja no ramo industrial, comercial, empresarial ou público. Numa empresa, por exemplo, o administrador tem a função de planejar, organizar e controlar o RH. Da mesma forma, ele também pode atuar no financeiro e na gestão empresarial.

A atuação do assistente administrativo pode ser percebida no recebimento e envio de documentos, controle de contas, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualização de arquivos e cadastros. Como se trata de uma função essencial nas empresas, o número de contratações costuma ser grande.

Gosta de Matemática
Algumas matérias, inclusive, têm essa disciplina como eixo principal; é o caso de Logística, Matemática Financeira e Estatística Básica.

A faculdade de Administração é difícil apenas quando não se tem uma metodologia adequada. Para conquistar o diploma, é importante considerar o corpo docente, a grade curricular e as modalidades de ensino disponíveis.

Administração. O Símbolo da Administração é um emblema formado por setas, ou flechas, e triângulos a partir de um quadrado. Ele tem o significado de meta comum e organização, e representa o Conselho Federal de Administração.