Quais são as 4 virtudes humanas?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

O conceito teológico destas quatro virtudes foi derivado inicialmente do esquema de Platão e adaptado por Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino.

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

Alguns exemplos de virtudes morais são a honestidade, lealdade, respeito, justiça e a prática do bem. Nesse sentido, alguém desonesto, injusto e desleal é uma pessoa de mau caráter.

As virtudes naturais podem ser divididas em intelectuais e morais, sendo as primeiras relacionadas ao exercício de hábitos cognoscitivos ou especulativos, ou seja, aqueles que visam a melhoria do conhecimento teórico, o trabalho intelectual em si, dentre as quais estão a ciência, sabedoria, arte, prudência e ...

A caridade é a maior de todas as virtudes. Após citar inúmeros dons e virtudes, o apóstolo Paulo diz: “ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12,31). Esse caminho, método ou dom que supera em muito todos os outros se chama caridade.

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

É a capacidade de amar e ser amado, de compartilhar, de proteger o outro e de cuidar da sua felicidade e integridade física e emocional. Por ser um sentimento único e catalisador, une muitas outras emoções.

A maior de todas as virtudes, porém, é o amor, pois amor/compaixão/misericórdia designa a própria essência de Deus. Esta virtude designa a seguinte realidade: Deus se doa sem reservas a nós, seres humanos, e nós podemos acolhê-lo totalmente e participar plenamente da sua intimidade.

Francisco fala com frequência da esperança, que define como “a menor das virtudes, mas a mais forte.

As virtudes humanas são disposições estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé. Podem ser agrupadas à roda das quatro virtudes cardiais: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

Amor filial, crença em Deus, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

“A temperança é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura p equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.

As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.

adjetivo Repleto de virtudes (boas características morais); honrado, honesto. Que expressa boa conduta; em conformidade com o correto. Cheio de ânimo de boa vontade; esforçado. Que alcança o propósito esperado; eficaz.

1 resposta(s) prudência,se tosdo fossem prudentes nao precisaria de justiça e nem Fortaleza.

VIRTUDE: Coragem – FORÇAS: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. VIRTUDE: Humanidade – FORÇAS: Amor, Bondade e Inteligência Social. VIRTUDE: Justiça – FORÇAS: Cidadania, Igualdade e Liderança. VIRTUDE: Temperança – FORÇAS: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.

As quatro virtudes de IA
A proposta de Hagendorff é de que devemos associar a esses princípios, quatro virtudes básicas: justiça, honestidade, responsabilidade e cuidado.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.